Patinetes elétricos: Prefeitura de Aracaju orienta sobre o uso seguro e responsável | F5 News - Sergipe Atualizado

Mobilidade
Patinetes elétricos: Prefeitura de Aracaju orienta sobre o uso seguro e responsável
Iniciativa incentiva uma mudança de comportamento em direção a deslocamentos mais sustentáveis e conscientes
Cotidiano | Por Agência Aracaju 18/03/2025 16h02 |


No último sábado, 15, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com a empresa Jet, entregou à população 300 patinetes elétricos, marcando o início de uma nova fase para a mobilidade urbana e turismo da capital sergipana. Mais do que uma alternativa prática e moderna de transporte, a iniciativa incentiva uma mudança de comportamento em direção a deslocamentos mais sustentáveis e conscientes, ajudando a reduzir emissões de carbono e o fluxo de veículos motorizados.

Para garantir a integridade dos usuários e de quem está ao redor, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reforça algumas orientações essenciais. Uma recomendação importante é o uso do capacete durante a utilização do patinete, para proporcionar uma maior segurança e proteger o usuário em caso de quedas. Além disso, a SMTT destaca que apenas pessoas maiores de 18 anos podem utilizar o modal, que foi projetado para transportar somente uma pessoa por vez. Andar com duas pessoas compromete a estabilidade e aumenta o risco de acidentes.

“É preciso utilizar esse novo modal com responsabilidade, respeitando pedestres e o espaço público. Quando todos colaboram, ganhamos mais mobilidade e garantimos uma cidade mais segura, organizada e acessível para todos”, ressaltou o superintendente da SMTT, Nelson Felipe.

A Gerente Regional de Instrutores da Jet, Maria Eduarda Ribeiro, destaca outras recomendações. “É importante evitar o uso do patinete se estiver alcoolizado, já que a condução do equipamento sob efeito de álcool afeta o equilíbrio e a capacidade de reação, sendo fortemente desaconselhado. Também não é permitido o transporte de cargas, já que os patinetes não são projetados para carregar objetos pesados, o que pode afetar a dirigibilidade”, explicou.

Circulação e devolução

Os patinetes elétricos, cuja velocidade máxima é de 20 km/h, devem ser utilizados em locais específicos para garantir a segurança dos usuários e pedestres, como ciclovias e ciclofaixas. Equipados com GPS, os patinetes seguem um sistema de controle de áreas. Em zonas permitidas, o usuário pode se deslocar livremente, e nas zonas proibidas, o equipamento para automaticamente. Se o patinete for deixado em uma dessas áreas restritas, a conta do usuário pode ser suspensa. Para retomar o trajeto, será necessário empurrar o veículo até uma zona liberada.

Atualmente existem 160 estações de estacionamento espalhados pela cidade, onde os usuários podem pegar e deixar os patinetes. Para localizar as estações, o usuário pode consultar no próprio aplicativo da Jet.

“No aplicativo, a zona permitida para a circulação dos patinetes aparece destacada em branco. Caso o cliente saia da zona, o patinete reduz a velocidade para 5 km/h e nossa equipe de vigilância entra em contato. Se não retornar, o patinete será rastreado e recolhido, e a conta poderá ser suspensa”, explicou Maria Eduarda Brito.

A empresa Jet possui uma equipe de logística que atua 24h para recolher e organizar os patinetes nas estações. Qualquer tentativa de recolher o patinete por conta própria pode levar à suspensão da conta.

Mais Notícias de Cotidiano
Deso
15/09/2025  18h22 Distribuição de água é retomada com conclusão do reparo na Adutora do São Francisco
BPRv/Reprodução
15/09/2025  18h11 Caminhão-tanque tomba durante remoção e interdita rodovia em Salgado
Robert Silva/Seplan
15/09/2025  17h25 População pode contribuir com planos de desenvolvimento regional de Sergipe
Sergas/Ascom
15/09/2025  16h33 Tarifa residencial de gás natural tem redução em Sergipe
Pixabay/Ilustrativa
15/09/2025  16h01 Adolescente grávida dá à luz em carro após ser picada por escorpião

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado