PEC dos jornalistas será votada em segundo turno
Valadares, o autor, diz que 49 senadores já são favoráveis à proposta Cotidiano 27/02/2012 11h27 |Por Márcio Rocha
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 033/2009, que versa sobre a volta da exigência de diploma de nível superior para o exercício da profissão de jornalista, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), está elencada na pauta de votação da sessão ordinária da próxima quarta-feira (29), do Senado Federal.
De acordo com Antônio Carlos Valadares, autor da PEC, não há possibilidade da proposta ser derrotada no Senado: "Ganharemos tranquilos. Os jornalistas terão mais essa vitória dentro do Senado na quarta. Temos até agora, 49 votos contados a nosso favor", disse Valadares ao F5 News.
Sobre o posicionamento contrário, Valadares afirmou que posições de donos de grandes jornais e de meios de comunicação poderão se opor na votação. Contudo, não serão suficientes para derrotar a volta do diploma de jornalismo. "Enfrentaremos alguma resistência, mas nada que prejudique os jornalistas. Quem está a favor de donos de meios de comunicação vai se opor, com certeza, mas não são suficientes para derrotar a PEC", comentou o senador. Entre os opositores aos jornalistas, estão os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Fernando Collor (PTB-AL).
Na última votação, os três senadores sergipanos votaram a favor dos jornalistas. O senador está ciente que os votos permanecerão a favor.
Após a aprovação em segundo turno, a PEC segue para a Câmara dos Deputados, onde também passará por votação em dois turnos.


Motorista que causou o acidente fugiu do local

Shopping emitiu nota de pesar e informou que prestou socorro imediato

Será um dia parcialmente nublado, com a possibilidade de chuva leve e passageira

Entidade destaca necessidade de políticas públicas para garantir dignidade e assistência no sistema prisional de Sergipe

Animal estava sem comida, água e proteção; após atendimento veterinário, segue disponível para adoção