PM prende 18 em operação Lei Seca
Cotidiano 02/07/2012 11h30 |Por Márcio Rocha
Durante os quinze dias em que a operação Lei Seca foi realizada pela Companhia de Policiamento de Trânsito (CpTran) da Polícia Militar em Aracaju, foram registradas 18 prisões por embriaguez ao volante. Os dados foram apresentados na manhã desta segunda-feira (02) pelo comandante da companhia, capitão Fábio Machado.
Segundo o capitão, 442 infrações de álcool ao volante foram registradas entre os dias 15 e 30 de junho. No total, 128 Carteiras Nacionais de Habilitação foram apreendidas, 104 documentos de veículos (CRLV) e 101 veículos foram apreendidos pela polícia nas infrações encontradas. Dezoito pessoas foram flagradas dirigindo alcoolizadas em flagrante e 97 condutores embriagados foram notificados. Desse número, 64 pessoas se recusaram a fazer o teste do bafômetro para comprovar o consumo de bebida alcoólica aliado à direção.
O número total de infrações constatadas supera em quase 70% os resultados do ano de 2011, quando foram registradas 299 infrações de trânsito no mesmo período. As infrações aumentaram devido a uma participação maior da equipe da CpTran nas ruas com os etilômetros. O fato curioso foi a prisão de um condutor de ciclomotor, que mesmo sem a devida regulamentação do veículo, teve comprovação de excesso de álcool no sangue.
O balanço dos seis primeiros meses do ano foram apresentados, com números próximos ao total do ano inteiro de 2011. As infrações totais de trânsito registradas no ano passado foram de 7451. Em 2012, foram registradas nos seis primeiros meses, 5153 infrações. Em 2011, 1516 veículos foram apreendidos em ações da CpTran, em 2012 o número já chega a 1142 veículos no pátio do Departamento de Trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro especifica em seu artigo 306 que a infração de dirigir embriagado é considerada a partir da circunstância de confirmação da presença de um percentual superior a 0.33% de álcool no sangue do condutor do veículo, cabendo a apreensão do documento e do veículo e prisão do condutor.


Evento ocorrerá entre os dias 25 e 28, o Centro de Convenções AM Malls

Polícia Civil localizou suspeito após quatro meses de investigação sobre ataque por ciúmes

Polícia Civil investiga o caso; condutor poderá responder por vilipêndio a cadáver

Governador afirma que tarifa já não é cobrada quando água não é fornecida e destaca regras da AGRESE para proteger consumidores

Golpistas enganavam vítimas via aplicativos de mensagens para solicitar dinheiro; celulares foram apreendidos pela polícia