Polícia desarticula quadrilha que assaltava bancos em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Polícia desarticula quadrilha que assaltava bancos em Aracaju
Um dos integrantes continua foragido
Cotidiano 04/01/2013 20h00 |


Por Sílvio Oliveira

A Polícia Civil apresentou nesta sexta-feira (04), no Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), Josidel de Jesus Machado Filho (23) e Robert de Andrade Silva (23), acusados de integrar uma quadrilha que assaltava bancos em Aracaju. Os dois participaram dos assaltos às agências do Banese do bairro Santo Antônio (23/08), do Distrito Industrial de Aracaju (12/11), novamente do Banese do Santo Antônio (23/11) e da agência Itaú da avenida Rio de Janeiro (03/12).

Eles foram presos na quinta-feira passada (03), nas imediações do bairro Industrial, em Aracaju, e não reagiram.

Juntamente com Josidel e Robert, participavam dos assaltos Adeilson de Oliveira Santos, preso e apresentado pela polícia em 11 de dezembro, e Diego da Silva Santos (29), considerado foragido da polícia de Sergipe, por ter sido solto em 27 de setembro de 2012 para responder a pena em liberdade e ter cometido mais crimes.

O diretor do Cope, Flávio Albuquerque (foto ao lado), disse que os dois presos na quinta passada não são de alta periculosidade, não têm um histórico criminoso.

Segundo ele, com a falta de segurança das agências bancárias, eles passaram de assaltantes de ônibus a assaltantes de banco. “Não há nenhuma figura com histórico em assaltar bancos ou histórico de organizações criminosas de grande poder. São assaltantes de ônibus, hoje assaltando bancos”, disse.

Flávio Albuquerque lembrou que um dos problemas enfrentados em Sergipe é a falta de segurança nas agências bancárias, já que poucas unidades atendem ao que preceitua a lei 7.102/83, que dispõe sobre a seguranç

a nos estabelecimentos financeiros. “Há apenas uma agência em Sergipe que atende o art.2º, com cabina blindada para os vigilantes e portas giratórias”, afirmou.

Um deles chegou a utilizar uma peruca e um outro uma farda da construtora Celi para cometer os assaltos.

Modo de operação

O delegado mostrou por meio de gravações feitas pelo circuito interno de segurança das agências o passo a passo de como a quadrilha agia.

Ele explicou que dois dos integrantes rendiam os vigilantes, tomavam as armas, anunciavam o assalto, enquanto que um deles servia como “tesoureiro”, arrecadando dinheiro e pertences dos clientes.

Na primeira foto, Robert de Andrade rende os vigilantes, quando em seguida , na segunda foto, Josidel de Jesus, de camisa preta, sem arma, recolhe o dinheiro da agência Itaú, da avenida Rio de Janeiro.

Na terceira foto, entra na agência de chapéu o foragido da polícia Diego da Silva. Logo atrás, entra Adeilson de Oliveira Santos usando uma peruca. O modo de operação também foi utilizando em outros assaltos em Aracaju.

Fotos: Sílvio Oliveira

 

Mais Notícias de Cotidiano
 Marcos Rodrigues/ASN
22/09/2025  10h44 Primavera em Sergipe terá calor acima da média e risco de ventanias
Estação marca transição do inverno para o verão com chuvas e variação climática
Ronald Almeida/PMA
22/09/2025  09h38 Confira as vagas de emprego abertas em Aracaju e como se candidatar
Fundat abre vagas com oportunidades gerais, estágios e PcD em Aracaju
Igor Matias/ASN
22/09/2025  05h30 Aracaju começa a semana com chance de chuva isolada; veja previsão
Temperaturas variam entre 24°C e 28°C nesta segunda-feira (22)
BPRv/Divulgação
21/09/2025  19h23 Motociclista morre em acidente na SE-090, em Nossa Senhora do Socorro
Vítima perdeu o controle da moto, colidiu no meio-fio e não resistiu aos ferimentos
Freepik/ Ilustrativa
21/09/2025  16h00 O perigoso elo entre obesidade e o câncer colorretal
Novos estudos comprovam que o excesso de peso, sobretudo o acúmulo na região abdominal, está relacionado com o aumento do risco de tumores no intestino

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado