Polícia divulga esquema de segurança do Carnaval 2013
Operação inclui efetivo nas praias, para evitar afogamentos Cotidiano 07/02/2013 16h13 |Por Fernanda Araujo
As Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e demais unidades policiais se unem para garantir a segurança da população no carnaval. Em Aracaju, a concentração de agentes será maior nos eventos de maior público, a exemplo do Carna Caju e do bloco Rasgadinho.
Segundo capitão Melo (foto abaixo), chefe de planejamento do Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC), três batalhões estarão responsáveis por fazer o policiamento na Grande Aracaju. Na Orla de Atalaia, onde acontece o Carna Caju, o 1º Batalhão da PM fará a segurança, além das cidades de Itaporanga e São Cristóvão. O 8º Batalhão será responsável pelo Rasgadinho e pelo carnaval na Barra dos Coqueiros. Já o 5º Batalhão estará em Nossa Senhora do Socorro.
De acordo com o capitão, será um efetivo de 460 policiais por dia, mais um reforço de 1.400 homens. “Temos dois tipos de eventos, no evento que tem a característica de arrastão, a Polícia Militar estará atuando com caminhonetes, além da Tropa da Cavalaria e unidades de trânsito. Quando o evento é do tipo fixo com palco, a polícia vai empregar sua estrutura de elevados, portões para revista e patrulhas para fazer o policiamento desses locais”, explica. “A PM continuará como sempre nas ruas evitando ocorrências, mas também prendendo quando necessário”, alerta.
Nas praias, para evitar as rotineiras situações de afogamento no período, o Corpo de Bombeiros irá atuar na orla de Atalaia desde a Coroa do Meio até o Mosqueiro. “Daremos ênfase à Coroa do Meio onde tem maiores riscos também, com militares já dentro da água e mais dois guarda-vidas para fazer salvamento aquático”, conta o capitão Silva.
Interior
No interior do Estado, alguns municípios iniciam a festa no dia 8 ou no dia 9. O Comando da PM da capital fará um reforço de 369 PMs, mais o efetivo de 1.534 em Pirambu, Neópolis, Simão Dias, Abaís, Gararu, Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Aquidabã e Estância, variando por dia um total de 400 homens de reforço para cada local, segundo coronel Barros, comandante do policiamento militar do interior.
Assim como a capital, o interior contará com todo policiamento da CPTran, CPRV, Tropa de Choque, CAV, Cavalaria e Radiopatrulha, para reforçar ao máximo a tranquilidade do carnaval. A Polícia Civil vai manter as mesmas delegacias plantonistas e montará uma nova em Pirambu, reforçando as delegacias também de Propriá com aproximadamente 100 policiais.
A novidade está na delegacia itinerante de ônibus, que será utilizada para apreensões em flagrante, facilitando o trabalho dos policiais quando em operação de blitz. A estrutura do ônibus contará com computadores com acesso à internet.
Os bombeiros terão equipes para atendimento hospitalar e combate ao incêndio, além de guarda-vidas e mergulhadores em áreas litorâneas consideradas de risco. A praia de Neópolis contará com um bote salva vidas e uma equipe de guarda-vidas no povoado Saúde em Santana do São Francisco. Segundo capitão Silva, uma equipe de mergulhadores irá atender qualquer eventualidade que aconteça na parte norte do estado.
“Em Abaís e Caueira estamos com uma equipe de guarda-vidas em cada praia, que vão contar com o apoio dos guarda-vidas municipais contratados pela prefeitura para trabalhar no carnaval. Em Pirambu sempre temos um recurso maior de guarda-vidas, são 12 que irão monitorar a praia principalmente onde tem o encontro do rio com o mar, onde acontecem maiores riscos de afogamentos, com colocação de placas de sinalização e a equipe para fazer prevenção, educando os banhistas que estejam na zona de perigo”, afirma o capitão (foto ao lado).
Já o capitão Machado, da CPTran, alerta para a Lei Seca neste período de festa, em que usualmente cresce o consumo de álcool. “Todos os agentes estarão com o bafômetro, na cidade de Neópolis teremos uma estrutura de delegacia plantonista, havendo a necessidade de prisão faremos. Não haverá tolerância na questão bebida e direção”.
CPMI
O coronel Barros (foto ao lado) relata que a Gratificação por Evento (Grae) ainda não foi paga para os militares devido ao atraso da programação de carnaval por algumas prefeituras, mas será pago após o feriado.
Apesar do Ministério Público abrir um requerimento no Tribunal de Contas para que as prefeituras que entraram em estado de emergência não realizassem o carnaval este ano, ele afirma que a PM não foi citada, caso seja, cumprirá a determinação, mas os policiais continuarão fazendo a segurança em todos os lugares ordinários ao dia, tendo evento ou não.


Infrações refletem em acidentes graves e atendimentos complexos no Huse

Acidente ocorreu na noite desta segunda-feira (22), no povoado Tanque

Temperaturas variam entre 22°C e 29°C, com umidade de 55% a 80%

Sindicato aponta negligência da gestão e vai formalizar denúncia no MPT

Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria