Polícia Federal reprime crime relacionado a abuso sexual infatojuvenil em Pacatuba
Operação Panoptes II investiga armazenamento e compartilhamentos de arquivos ilícitos Cotidiano 03/07/2025 09h23 |Na manhã desta quinta-feira (3), a Polícia Federal deflagrou a Operação Panoptes II, com o objetivo de combater o abuso sexual infantil e sua divulgação via internet. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão no município de Pacatuba, no interior de Sergipe.
No local, a equipe policial apreendeu celular e equipamentos eletrônicos do investigado, que serão submetidos posteriormente à perícia para confirmar a materialidade delitiva.
A investigação teve início a partir de informações de inteligência que apontaram a suspeita do investigado ter compartilhado arquivos de abusos sexual infantil em um grupo de mensagens internacional, além de ter armazenado em nuvem esse tipo de conteúdo.
Se confirmados os indícios, o investigado poderá responder pelos crimes de compartilhamento e armazenamento de material de abuso sexual infantil, cujas penas somadas podem chegar a até 10 (dez) anos de prisão.
O nome da operação faz referência a Argos Panoptes, gigante da mitologia grega cujo corpo era coberto por cem olhos. Isso o tornava um guardião ideal: mesmo quando alguns olhos estavam fechados, outros permaneciam abertos, permitindo-lhe vigiar em todas as direções ao mesmo tempo.
Fonte: PF





