Polícia prende irmãos acusados de matar taxista no Santa Maria
Cotidiano 05/12/2012 18h19 |Policiais da 9ª Delegacia Metropolitana em parceria com policiais militares da 4ª Companhia do 1º Batalhão e do Comando de Operações Especiais (COE) prenderam no final da tarde desta terça-feira, 4, no conjunto Paraíso do Sul, bairro Santa Maria, Jean Carlos Santos de Oliveira, 23 anos, e apreenderam seu irmão, um adolescente de 17 anos.
Segundo a polícia, eles são acusados de matar o taxista Manoel Nilton de Souza Messias, 56 anos, crime ocorrido na noite de quarta-feira, 17 de outubro, em uma localidade conhecida como 'Sovaco da Gata'. A dupla também responde pela autoria de nove roubos, dois latrocínios e dois homicídios.
Desde a tarde desta segunda-feira, 3, os agentes da 9ª DM montaram campana em frente a uma residência na localidade Paraíso do Sul a fim de confirmar a presença dos acusados. Nos últimos três meses os policiais repetiram essa rotina com o intuito de capturar s irmãos. A casa onde os dois estavam foi cercada e, antes que eles pudessem reagir, os policiais invadiram o imóvel.
“Havia crianças dentro da residência e outras pessoas que não tem envolvimento com os criminosos, por isso a ação da polícia tinha que ser muito eficaz”, explicou a delegada Juliana Alcoforado. Com os irmãos foram apreendidos dois revólveres, com seis munições, um colete balístico, uma bala clava, além de uma motocicleta Honda/Pop com restrição de roubo.
Ainda segundo Alcoforado, Jean Carlos agia com crueldade durante os crimes. A delegada ressalta que ele deveria já está cumprindo pena pelos crimes de roubo e latrocínio, mas conseguiu fugir do presídio Senador Leite Neto, em Nossa Senhora da Glória, no dia 8 de agosto deste ano.
O irmão dele, embora seja menor de idade, já tem dois mandados judiciais de internação expedidos pela Justiça também pelo crime de latrocínio. “Eles agem com muita violência, chegando a cortar língua, dedos, orelha e partes dos corpos das vítimas. E fazem tudo isso com a vítima ainda viva”, enfatizou a superintendente da Polícia Civil, delegada Katarina Feitoza.
Feitoza reforçou o compromisso da Secretaria de Segurança Pública com os taxistas, firmado em reunião realizada no último dia 27 de novembro. “Com a prisão desses infratores temos um sentimento de dever cumprido com a categoria. Esta prisão não foi nada fácil porque este cidadão não tem rotina e muda de hábitos com bastante frequência, dificultando demais a sua prisão”, explicou Katarina.
Caso encerrado
Os irmãos detidos nesta terça-feira, 4, se juntam as comparsas da quadrilha que atuaram no latrocínio do taxista. No dia 18 de outubro, a polícia apresentou Marcela da Conceição Santos, 23 anos, Fabiana dos Santos, 18, e uma menor de 17 anos, indiciadas como partícipes do crime.
Conforme as investigações, as três mulheres foram aliciadas pelos irmãos para irem até uma feira livre do Conjunto Augusto Franco para atraírem um taxista até o Santa Maria. No entanto, além de roubar R$ 300 do profissional, os criminosos executaram o taxista com vários tiros.
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Táxis de Sergipe, Gerson Ferreira da Silva, disse que é uma satisfação da categoria ver que a Justiça foi feita. “Lamentamos a perda do nosso colega. Sabemos que não teremos mais ele de volta, mas pelo menos temos a satisfação de ver esses marginais atrás das grades. Esperamos agora que a Justiça deixe eles ficarem na cadeia por muitos anos”, desabafou.
Ele destacou a parceria do Sindicato com a SSP para ampliar as blitze e abordagens a táxis no Estado. “Estamos com uma parceria com a segurança pública, onde fizemos uma audiência pública para cobrar mais segurança e pedir que polícia pare todos os taxistas e aborde os seus passageiros. Isso tudo está sendo feito”, explicou.
Gerson solicitou que a categoria colabore com o trabalho da polícia e pediu paciência as pessoas que utilizam o serviço de táxi. “Peço a colaboração das pessoas. Sei que ninguém gosta de ser abordado, mas este trabalho é fundamental para garantir a segurança de nossa categoria e de quem utiliza os nossos serviços”.
Fonte e foto: Ascom/SSP


Novos estudos comprovam que o excesso de peso, sobretudo o acúmulo na região abdominal, está relacionado com o aumento do risco de tumores no intestino

Acidente ocorreu na curva do Lajedão, na SE-230; vítima foi arremessada para fora do veículo

As provas acontecem no próximo dia 28 de setembro e oferta 50 vagas

A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa