Polícia prende sete em Lagarto e apreende mais de 1,5 kg de cocaína
Cotidiano 09/11/2012 17h57 |Nesta sexta-feira (9), equipes da Delegacia Regional da cidade de Lagarto, delegacia do município de Simão Dias, Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), Departamento de Narcóticos (Denarc) e Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati) da Polícia Militar realizaram uma operação na cidade de Lagarto que culminou com a prisão de seis pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e a apreensão de mais de 1,5 kg de cocaína.
De acordo com o delegado de Lagarto, Fábio Pimentel, as investigações para desarticular a quadrilha iniciaram há dois meses a partir do monitoramento de dois internos do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto, em São Cristóvão. Jacque Sandro Valadares Mendes, 28 anos, e Edvan Damasceno dos Santos, 29, compravam cocaína de dentro do presídio e usava a mulher de Jacque, Valéria Carolina Carvalho Cora, 25, como tesoureira do bando.
Na operação, acabaram presos Janisson Valadares Mendes, 27, Ricardo Jesus Oliveira, 20, Antônio Madieli dos Santos, 33, Fernando Jesus Nascimento, conhecido como 'Suco', Claudiano Martins dos Anjos, o 'Cacá' e Celso Prata de Menezes.
As prisões foram registradas nos bairros Libório, Boa Vista e Centro. Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de prisão e executadas três prisões em flagrante. "Esse grupo se estabeleceu há cerca de quatro meses em Lagarto e vinha crescendo suas atividades ilícitas, comercializando cocaína, crack e maconha", explicou o delegado Fábio Pimentel.
Ainda de acordo com Pimentel, Ricardo e Janisson eram os líderes da quadrilha, enquanto os demais ficavam responsáveis pela logística e distribuição da droga. "Na casa de Ricardo encontramos 1,5 quilos de cocaína e na casa de Janisson 17 pinos contendo cocaína. O grupo também recrutava adolescentes para vender as substâncias entorpecentes", acrescentou o delegado.
A diretora da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), delegada Viviane Pessoa, informou que Jacque tentava assumir o controle total do tráfico na cidade e para que isso ocorresse sem interferência planejava matar um homem que estava fornecendo drogas para outros traficantes da cidade. “Jacque chegou a encomendar um pistoleiro para executar o serviço, mas a polícia agiu rápido e prendeu todos os envolvidos”, disse Pessoa.
Todos os envolvidos estão detidos na carceragem da Delegacia Regional de Lagarto à disposição da Justiça. Jacque e Edvam deverão ser transferidos para o presídio de segurança máxima do bairro Santa Maria. Os acusados responderão pelos crimes de tráfico e associação, além de corrupção de menores.
O delegado anunciou também uma redução do número de homicídios na cidade de Lagarto em 2012. Segundo ele, os números mostram que de janeiro a setembro de 2011 foram registradas 52 mortes no município caindo para 12 no mesmo período deste ano. “Esta redução é atribuída aos 115 traficantes presos este ano no município de Lagarto. Com certeza este é um dos fatores que mais contribuíram para essa redução”, garantiu Pimentel.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública
Foto: Allan de Carvalho


A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa

Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício

Projeto da Unit usa energia solar para gerar hidrogênio verde e reduzir microplásticos

Animal foi resgatado em posto de gasolina no bairro Atalaia