Prefeitura de Aracaju minimiza transtornos no Costa do Sol
Cotidiano 19/10/2011 16h46 |O intenso volume de chuvas que caíram na capital nas últimas horas provocou a formação momentânea de pontos de alagamento no residencial Costa do Sol, no bairro Atalaia, zona sul da capital. Logo no início da manhã desta quarta-feira (19) equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) da Prefeitura de Aracaju iniciaram serviços emergenciais de manutenção na rede de drenagem. Segundo a PMA, ainda pela manhã, as águas acumuladas no residencial foram escoadas e os pontos de alagamento solucionados.
O elevado índice pluviométrico, que em três horas chegou à marca de 76 mm, maior que a média esperada para todo o mês de outubro, 61 mm, aliado ao aumento do nível de marés, cerca de 1,6 metros de altura, gerou um quadro climático atípico para o mês de outubro.
"A chuva desta noite foi incomum. Choveu um volume superior a média esperada para todo o mês. E como as águas da rede de drenagem deságuam no mar, onde tivemos também um elevado índice de maré, houve um refluxo que dificultou o escoamento. Mas hoje pela manhã todo o volume já foi drenado e o residencial está seco novamente", explica o engenheiro Osvaldo Nascimento, presidente da Emurb.
Investimentos
No local já foram investidos no ano passado R$ 989 mil na implantação de um sistema de drenagem pluvial provisório, elaborado para minimizar os transtornos provocados pelas chuvas no residencial. As obras compreenderam a criação de canal de 500 metros de comprimento, além da dragagem do canal natural e implantação de tubos para dar maior vazão às águas pluviais. A solução definitiva está sendo tomada com a construção dos canais Beira Mar, já em execução, e Costa do Sol.
Novos investimentos
Como a primeira etapa dessas medidas, a Prefeitura de Aracaju está construindo o canal Beira Mar, localizado no encontro das avenidas Heráclito Rollemberg e Beira Mar, na zona Sul da capital. Com investimentos de quase R$ 4,2 milhões, o projeto visa, em conjunto com outros dois canais a serem construídos, acabar com os problemas de alagamentos naquela região. Os serviços, que já estão com 25% das etapas concluídas, deverão ser finalizados em fevereiro do próximo ano.
Compromisso
O presidente da Emurb ainda reconhece a procedência da reclamação dos moradores e garante que a Prefeitura de Aracaju está empenhada em solucionar os problemas de alagamento no conjunto.
"O prefeito Edvaldo Nogueira está bastante empenhado para solucionar o problema. Inicialmente fizemos uma obra paliativa e este ano iniciamos a primeira etapa da solução definitiva com a construção do canal Beira Mar. Este ano ainda estaremos iniciando a licitação das demais obras. Futuramente temos o projeto de construir um canal na avenida Júlio Leite, que vai se unir ao Beira Mar. Estamos trabalhando e as medidas já estão sendo realizadas", destaca o engenheiro.


Faese e UFS organizam censo para mapear animais em Porto da Folha

Suspeito foi localizado com ajuda do próprio pai após vítima receber atendimento do Samu

Estado atende 235 pacientes com protocolos clínicos especializados, garantindo saúde, bem-estar e qualidade de vida

Força Tática apreende maconha, cápsulas, balança e dinheiro durante patrulhamento no Conjunto Jardim

Modelo deverá mudar a forma como o brasileiro assiste TV