Prefeitura de Salgado deseja ampliar número de alunos nas escolas
Cotidiano 19/01/2013 07h38 |
A Prefeitura Municipal de Salgado, através da Secretaria de Educação, planejou ações para atrair cada vez mais alunos para as salas de aula da rede pública de ensino. A expectativa é que exista um aumento no número de matriculados para este ano letivo. O programa de incentivo a tal procura começou no último dia 2, e disponibilizou 27 unidades escolares da cidade.
Com o objetivo de implantar mudanças e melhorias na educação, a nova administração municipal propôs uma nova metodologia. Foi proposto o resgate da autoestima e o interesse pelo ensino, por meio da realização de reuniões com pais e alunos. "A Secretaria Municipal de Educação está fazendo um esforço gigantesco para atender as famílias que procuram a rede municipal de ensino", destacou o Secretário de Educação, Pedro Reis de Souza.
Constantemente, técnicos da prefeitura estão nas escolas realizando
visitas, visando solucionar problemas encontrados nas unidades. As escolas que foram encontradas completamente fechadas também foram incluídas no programa. Além disso, segundo Pedro Reis, estão sendo firmadas parcerias com outras secretarias. "Com a de Planejamento e de Obras, para eliminar
os problemas na rede de ensino; de Saúde, para a inclusão do Programa de
Saúde Bucal do aluno assistido pela rede; com a de Esporte e Lazer e com a de Meio Ambiente", afirmou o secretário.
Logo no início da gestão, a atual administração detectou diversas situações de irregularidades. "A maioria das escolas foi encontrada em estado de descaso e abandono. Outras, em sua minoria, foram vistas numa situação aceitável de funcionamento, em função da aplicação de recurso do Programa de Dinheiro
Direto nas Escolas (PDDE)", ressaltou Pedro Reis.
No levantamento feito referente à quantidade de matriculados no ano
passado, os números apresentados foram de 2.890 alunos. A meta da
atual administração é ultrapassar 3.200 matrículas. "Há mais de uma década, a rede tinha um efetivo superior a cinco mil alunos. Na Escola Durval Militão de Araújo, já teve mais de dois mil estudantes no passado", enfatizou o secretário, acrescentando que a queda no número de estudantes tem relação com a perda de credibilidade do ensino nos últimos anos, e com a questão social referente à diminuição de filhos.
Outro fato preocupante foi o desvio de função, detectado no decorrer das avaliações realizadas na pasta. "No cumprimento da lei foi estabelecido que todos o servidores devem exercer suas atividades profissionais de acordo com suas portarias", frisou Pedro Reis.
Reabertura
O prefeito Duílio Siqueira (PSB) decidiu, em reunião com moradores do Povoado Canoas, que a Escola Municipal Pompeu Romão será reaberta.
EJA
Diante da grande demanda de jovens que não conseguiram concluir os
estudos na idade-série, foram ofertadas matrículas na modalidade da
Educação de Jovens e Adultos (EJA). Isso acontece tanto nas escolas da
Sede do município como nos povoados.
Novidade
Uma profissional que trabalha com nutrição foi contratada para avaliar e criar um cardápio balanceado para o preparo da merenda escolar em cada unidade. Na educação, também existe um funcionário responsável pelo monitoramento da merenda escolar (embalagem, validade, conservação e manutenção, além do armazenamento).
T. Dantas Comunicação


Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria

Inscrições seguem até 21 de outubro no site da Fundação Carlos Chagas

Programa habitacional segue até 3 de outubro e é voltado a famílias de baixa renda

Ação acontece nesta terça-feira (23), das 15h às 19h, mediante cadastro no aplicativo do shopping

Denúncias anônimas ajudaram a polícia identificar a mulher, que foi presa em flagrante