Prefeitura fará mutirão nos bairros de Aracaju
Cotidiano 23/02/2013 07h00 |A partir de março, a Prefeitura de Aracaju, num trabalho conjunto entre todas as secretarias, realizará uma série de ações nos bairros da capital sergipana. O primeiro bairro a receber o mutirão será o Almirante Tamandaré, no dia 2 de março, das 7h às 17h.
O mutirão será realizado cada 15 dias e tem como objetivo prestar serviços importantes à comunidade. Para isso, cada secretaria será designada a exercer um papel fundamental e particular nas atividades desenvolvidas.
A Secretaria de Defesa Social fará palestras educativas, atividades de educação no trânsito, sinalização de ruas e teatro educativo, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Vistoria em residências, comércio e orientação à população local ficarão a cargo da Defesa Civil; enquanto a Defesa do Consumidor estará à frente da orientação, atendimento e a presença do Procon Municipal.
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, serão realizados exames de glicemia, dengue, verificação de pressão arterial, testes rápidos para identificação ou não de HIV e sífilis, além de exames oftalmológicos e da presença da Vigilância Sanitária para orientar e fiscalizar.
A Secretaria do Meio Ambiente levará aos bairros projetos de urbanização, plantio de árvores e oficinas de reciclagem. A montagem do palanque e som, assim como a realização do show de encerramento ficará sob a responsabilidade da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). O mutirão ainda disponibilizará corte de cabelo, cursos profissionalizantes e oficina de reciclagem, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).
Serviços de tapa buraco, drenagem e colocação de tampões serão realizados pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Limpeza, pintura em meio fio, troca de lâmpadas queimadas das ruas e recolhimento de mobília que os moradores não queiram mais serão algumas das ações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Nos mutirões quinzenais, o esporte e a educação também serão valorizados. Atividades esportivas e semi-clínicas de diversas modalidades, e palestras e oficinas educativas estarão disponíveis, respectivamente, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Secretaria Municipal de Educação.
Palestras com fim de orientação sobre o Cadastro Único (CAD), assim como documentos para fazer o cadastro em questão e ter acesso a diversos benefícios, a exemplo do Bolsa Família, serão ministradas sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A Secretaria Municipal de Comunicação Social, em parceria com as demais secretarias, dará o suporte e apoio necessários na divulgação e na cobertura das atividades desenvolvidas durante o mutirão.
Fonte: Agência Aracaju de Notícias


Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região

Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros

Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica

IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia

Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção