Professores de Capela entram em greve por tempo indeterminado
Cotidiano 11/05/2012 14h15 |Por Mirella Mattos
Devido ao fechamento do canal de negociação com a Prefeitura de Capela, os professores da rede estadual daquele município entraram em greve por tempo indeterminado, nessa sexta-feira (11). De acordo com Jailson Correia, membro da comissão de negociação do Sintese, o prefeito Manoel Messias Sukita Santos vincula o não pagamento do piso à pendenga judicial com o município de Rosário do Catete.
“O prefeito fechou a negociação nos dizendo que a gente teria que esperar a resolução da questão dos royalties com Rosário, que somente após a conclusão disso poderia nos pagar o piso”, explica Correia.
Para o prefeito Sukita, ainda conforme relato de Correia, o pagamento do piso atrapalharia ainda a aplicabilidade da lei de responsabilidade fiscal e que, caso a questão dos royalties não venha a beneficiar Capela, ocorrerão demissões no quadro de funcionários. “Ele diz que não pode pagar porque quando aplicasse a lei o limite de renda do município iria estourar e que caso a receita dos royalties não saia 230 pessoas serão demitidas”, evidencia.
Negociação
Segundo Correia desde janeiro o sindicato tenta promover o diálogo com a prefeitura, tendo inclusive, encaminhado relatórios nesse período, e que a comissão foi recebida apenas em abril, nos dias 11 e 24, data essa em que o prefeito esclareceu a impossibilidade do pagamento do piso.
“Com a greve a gente espera ao menos reabrir o canal de negociação. Não abriremos mão do que é nosso por direito. O pagamento do piso é lei em todos os municípios da federação e em Capela não seria diferente”, destaca o professor.
Agenda
Ainda conforme informações prestadas por Correia, já estão previstas no calendário grevista uma reunião entre os membros da comissão do Sintese para o sábado (12) e na segunda-feira (14) os professores irão realizar uma panfletagem pelas ruas do centro de Capela.


Gestões municipal e estadual unem esforços para minimizar impactos da falta de água em Aracaju

Semed adota medidas emergenciais e monitora situação para evitar prejuízo ao calendário

Comitê de Crise acompanha situação; equipes da Deso trabalham em reparo

Procuração digital oferece mais comodidade e contribui para modernização e eficiência do serviço público

Abastecimento de Aracaju, Socorro e Barra dos Coqueiros começa a ser retomado e deve estar normalizado até segunda-feira (15)