Projeto leva hábito de leitura à escola estadual em Aracaju
Cotidiano 21/11/2012 12h34 |Por Fernanda Araujo
Ler é Socializar, um projeto que já dura quatro anos na Escola Estadual Prof. Valnir Chagas localizada no centro de Aracaju (SE), tem levado aos 680 alunos novas ações que proporcionam o gosto pela leitura. Palestras, momentos de leitura e sarau poético, entre outros, são algumas delas.
Em uma manhã de palestra com a professora Wilma Ramos, nesta quarta-feira (21), a diretoria da escola iniciou uma das ações do projeto, que levará aos jovens momentos de leitura sistematicamente. É o ‘Dia D’ da leitura, quando durante as quintas-feiras os alunos interromperão 15 minutos de aula para ler um livro, com o objetivo de estimular o hábito pela leitura.
“Todas as turmas, professores, alunos e comunidade estarão sensibilizados. Nós acreditamos que, hoje, para que o aluno consiga galgar um espaço precisa muito da leitura, não tem para onde correr. Estamos dando acompanhamento a esse projeto com os coordenadores que estão à frente”, explica a diretora da escola, Adenilda Nascimento (foto ao lado).
A ação irá trabalhar com todos os tipos de leitura, associadas às disciplinas ministradas pelos professores, de modo a desenvolver a interpretação e compreensão dos alunos. A expectativa é distribuir no mínimo 400 livros da biblioteca da escola, além de jornais e revistas. “Teremos uma mala ambulante, onde uma pessoa estará distribuindo os livros em cada sala. Os alunos também poderão trazer de casa”, diz Adenilda.
Para o professor de Língua Portuguesa, Pedro Paulo (foto ao lado), o uso da internet pelos adolescentes às vezes tem contribuído com a má formação da leitura, a exemplo da utilização de gírias. Apesar disso, o projeto tem gerado grandes avanços. “Hoje em dia, quem ler vai falar escrever e entender melhor. É necessário que os adolescentes e jovens em geral tenham discussões acerca disso. Como o nome do projeto já diz, a leitura vai socializar em diversos assuntos”.
Percebendo as dificuldades dos alunos na leitura, o projeto foi implementado na escola desde 2008 e permanece até hoje levando várias discussões. Para a
estudante Amanda Santana (foto ao lado), 15 anos, o projeto a ajudou em algumas dificuldades, além de ser importante para valorizar a leitura e a cultura sergipana. “Estamos aprendendo mais com esse projeto, inclusive ajudou na dificuldade que eu tenho em ler rápido. Eu acho que vai ser ótimo amanhã, assim como todas as quintas”, diz.


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