Projeto para novo calçadão no Centro de Aracaju será novamente avaliado
Cotidiano 21/02/2013 17h00 |Por Fernanda Araujo
Nesta quinta-feira (21) foram retomadas as discussões relativas ao projeto de construção de um novo calçadão no Centro de Aracaju (SE), em processo desde 2009. O projeto do calçadão da Rua Santa Rosa e Beco dos Cocos já estava em fase de definição do orçamento pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e foi entregue ao prefeito na época - Edvaldo Nogueira. No entanto, com a mudanças de gestão, deverá ser novamente analisado.
Com o presente Inquérito Civil que trata do projeto, em audiência na Promotoria do Meio Ambiente e Urbanismo, a Emurb solicitou um prazo de 60 dias para análise do projeto e o interesse ou não de sua execução.
Segundo a representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Lauzanne Leão Ferreira, há no Ministério Público Federal uma investigação quanto ao interesse da União no tombamento do Centro Histórico de Aracaju, um estudo que delimita o perímetro da área que inclui a Rua Santa Rosa e o Beco dos Cocos. Entretanto, o estudo ainda não foi concluído.
Já o representante da Secretaria Municipal de Planejamento (Subpac), Edílio José Soares Lima, afirmou que, diante das restrições apresentadas pelo Iphan, o projeto deverá ser reavaliado, já que é questão de patrimônio cultural. “Na avenida Otoniel Dórea e em toda aquela área do Centro já existem alguns imóveis declarados de interesse cultural pelo atual Plano Diretor. Tenho conhecimento que haverá alteração no sentido de ampliar o rol de bens declarados de interesse cultural quando aprovado o Plano Diretor. A área do entorno de um bem tombado ou declarado de interesse cultural deve ser preservada”, disse na audiência.
“O projeto é para analisar a possibilidade ou não do Município implantar o calçadão. Se não tiver interesse, o tema pode ser encerrado. Desde 2009 o projeto foi apresentado e não houve resposta”, declarou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe, Maurício Vieira.
Centro da cidade
No centro da cidade, muitos, na época, elogiaram o projeto, tendo em vista a oportunidade de atrair maior número de consumidores e dinamizar o comércio da área. Para alguns comerciantes, o calçadão no local já era desejo antigo. Agora, a decisão é do Município de Aracaju.
Foto: Google Maps (Rua Santa Rosa)


Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região

Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros

Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica

IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia

Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção