Projeto Rondon será lançado oficialmente em Sergipe
Serão assinados acordos entre Defesa, Projeto Rondon, e o Governo de Sergipe Cotidiano | Por Agência Sergipe 26/10/2023 07h00 |Nesta quinta-feira, 26 de outubro, às 14 horas, no auditório do Palácio dos Despachos, será realizada a cerimônia de lançamento oficial das atividades do Projeto Rondon no estado de Sergipe. Durante o ato oficial, serão assinados acordos de cooperação entre o Ministério da Defesa, coordenador do Projeto Rondon, e o Governo do Estado de Sergipe. A assinatura dos acordos firma o compromisso entre o ministério e o governo estadual na realização da Operação Mangabeiras, que acontecerá entre janeiro e fevereiro de 2024, em 12 municípios sergipanos e contará com a participação de 252 rondonistas (professores e estudantes universitários).
Neste período, estudantes de instituições de ensino superior capacitarão a comunidade local por meio de projetos de desenvolvimento sustentável relacionados a diferentes áreas do conhecimento que abrangem temas como cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho.
As equipes atuarão nos municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Cedro de São João, Cumbe, Divina Pastora, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Itabi, Malhada dos Bois, Moita Bonita, São Francisco e Tomar do Geru. A cerimônia será presidida pelo vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral, e pelo diretor de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, general de Divisão William Georges Felippe Abrahão e contará com a presença de autoridades do poder municipal.
Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da cidadania, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social, a redução de desigualdades regionais e o fortalecimento da soberania nacional. Projeto Rondon é uma ferramenta eficaz para fomentar o desenvolvimento sustentável e a capacitação da população dos municípios atendidos, com vistas a aproveitar as políticas públicas disponibilizadas pelos governos federal, estaduais e municipais. Nos últimos 18 anos, foram realizadas 91 operações em 1.320 municípios de 24 unidades da federação. Nessas atividades, contou com 2.519 participações de instituições de ensino superior e 25.127 rondonistas (professores e estudantes universitários), capacitando mais de 2 milhões de pessoas em todo o Brasil.





