Queixas contra agressores de crianças e adolescentes já passam de 400
Foram mais de 100 inquéritos policiais somente em janeiro de 2012 Cotidiano 15/05/2012 15h34 |Por Sílvio Oliveira
Na Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e ao Adolescente iniciada, nesta segunda-feira (14), um dado vem incomodando a Rede de Proteção Social: a Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) registrou 408 Boletins de Ocorrência de violência contra cidadãos nessa faixa etária. Somente em janeiro, foram mais de 102 inquéritos policiais abertos, ou seja, o registro deixou de ser somente uma ocorrência para virar uma investigação da Polícia Civil.
Lara Shuster, delegada de grupos vulneráveis, informa que os principais tipos de violência continuam sendo lesão corporal, violência doméstica, abandono de incapaz, estupro de vulnerável e a prática de contato sexual com menores de 14 anos, já que o consentimento do menor de idade não é válido perante a lei.
Quanto à Semana de Enfretamento à Violência Sexual, a delegada destaca que participa da Rede de Proteção, mas a Polícia Civil trabalha quando o fato acontece. “Também participamos de palestras e a divulgação dos fatos consiste na prevenção”, explica.
O projeto “Rompendo o Silêncio”, protagonizado pelos diversos seguimentos da Rede de Proteção, a exemplo do Ministério Público, dos Conselhos Estaduais e Municipais e Comitê Gestor, realizou uma reunião no MP com coordenadores de escolas das Redes Municipais e Estadual.
Desta terça-feira até o dia 18, considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os diversos órgãos e entidades receberão o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e da Associação de Taxistas. Também haverá visitas e palestras no interior do Estado.
Conforme Débora França, integrante do Comitê Estadual de Enfrentamento, a direção da entidade esteve em Itabaiana nesta terça-feira (15) para proferir uma palestra e até o dia 18, outras ações também serão desenvolvidas para lembrar leis, tipos de violência, como identificá-la, como preveni-la e divulgar o Disque-Denúncia 181.
Foto: Arquivo F5 News


Caminhões-pipa e rodízio no abastecimento irão atender população de Aracaju e região metropolitana

A semana começa com chuva e muitas nuvens

Gestões municipal e estadual unem esforços para minimizar impactos da falta de água em Aracaju

Semed adota medidas emergenciais e monitora situação para evitar prejuízo ao calendário

Comitê de Crise acompanha situação; equipes da Deso trabalham em reparo