Ressaca marítima chega a quatro metros
Navegantes devem evitar sair até as 15h desta sexta-feira Cotidiano 29/06/2012 12h00 |Por Míriam Donald
A Capitania dos Portos de Sergipe fez um alerta à comunidade marítima para que até as 15h desta sexta-feira (29) evitem a navegação em toda área de Sergipe, devido à ressaca, ou seja, à chegada de ondas violentas à costa com rajadas de vento, o que resulta em aumento do nível do oceano.
O capitão Luiz Vieira, encarregado da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário, orienta que as embarcações, principalmente as de pequeno porte, evitem a navegação em toda a área de Sergipe. “As pessoas que pescam e trabalham no mar evitem sair. Não podemos impedir, mas avisamos”, diz. Ele explica que, até ontem, as ondas mediam 1.5 a 2.5 metros e hoje variam de 3 a 4 metros, oferecendo grande risco à navegação.
O capitão Luiz esclareceu ainda que as ondas vieram com muita intensidade, embora eles não imaginassem. “Começou com ondas pequenas e veio aumentando até chegar a quatro metros. Com isso, divulgamos o alerta o mais rápido possível para evitar acidentes”.
Essa época é suscetível ao fenômeno por causa da mudança de temperatura. De acordo com o sargento Simões, também da Capitania, a ressaca já ocorria no litoral sul brasileiro desde o início da semana. “Aguardávamos a ressaca na quarta-feira (27), mas não tinha chegado a nossa área, estava até Salvador. A partir de ontem que ela atingiu a nossa costa, a área “Foxtrot”, que vai de Salvador a Natal”, explica.


Evento ocorrerá entre os dias 25 e 28, o Centro de Convenções AM Malls

Polícia Civil localizou suspeito após quatro meses de investigação sobre ataque por ciúmes

Polícia Civil investiga o caso; condutor poderá responder por vilipêndio a cadáver

Governador afirma que tarifa já não é cobrada quando água não é fornecida e destaca regras da AGRESE para proteger consumidores

Golpistas enganavam vítimas via aplicativos de mensagens para solicitar dinheiro; celulares foram apreendidos pela polícia