Samu Sergipe: missão humanitária no Rio Grande do Sul chega ao fim
Foi a primeira vez que o serviço aeromédico integrou a Força Nacional do SUS Cotidiano | Por F5 News 24/05/2024 18h29 - Atualizado em 24/05/2024 18h46 |Após 20 dias de árduo trabalho em meio às enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, dois médicos e dois enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) retornaram a Aracaju nesta sexta-feira (24). A equipe, composta por especialistas em urgência e emergência, integrou a Força Nacional do SUS e foi fundamental para salvar vidas e prestar assistência às vítimas do desastre.
Atuando em 53 municípios gravemente afetados, a equipe do Samu 192 Sergipe montou quatro hospitais de campanha e integrou um grupo de 40 profissionais do aeromédico de diversos estados, trabalhando incansavelmente no resgate e atendimento das vítimas.
Enfrentando baixas temperaturas e um cenário de colapso da rede de saúde local, a equipe do Samu 192 Sergipe disse que não mediu esforços para salvar vidas. "Conseguimos ajudar a salvar muitas vidas", afirma o médico Kleber Santana.
A missão no Rio Grande do Sul marcou um momento histórico para o Samu 192 Sergipe, pois foi a primeira vez que o serviço aeromédico integrou a Força Nacional do SUS. "Isso é um grande avanço", ressalta o médico Kleber Santana.
O restante da equipe do Samu 192 Sergipe, composta por mais quatro profissionais, deve retornar a Aracaju até a próxima quarta-feira (29).
