São Pedro e São Paulo são festejados nas paróquias de Aracaju
Cotidiano 28/06/2012 13h30 |Por Sílvio Oliveira
A Igreja Católica está em festa. Além de comemorar São Pedro nesta sexta-feira (29), os católicos irão também celebrar os 50 anos da paróquia São Pedro e São Paulo no próximo domingo (01). Será realizada uma missa festiva na igreja que leva o nome dos santos, situada à rua Celso Oliva, 216, bairro 13 de Julho, em Aracaju (SE).
Na igreja São Pedro Pescador, no bairro Industrial, haverá uma vasta programação festiva, alusiva ao santo. Nesta quinta-feira (28), véspera do dia principal, será celebrada uma missa às 19h30. Nesta sexta-feira (29), dia de São Pedro, a paróquia também realizará um missa e logo após haverá procissão e quermesse.
O pároco Wilames Barreto, da igreja São Pedro Pescador, informa que é uma data festiva por ser São Pedro um santo advindo das classes humildes e estar no coração dos cidadãos. Ele também lembrou que o santo é o primeiro papa da igreja, sendo um dos pilares dos católicos. "Comemorar São Pedro é comemorar o líder, o pescador", destaca.
O diácono José Passos informa que será celebrada uma missa para São Pedro e também comemorará São Paulo. “Pedro foi escolhido pelo próprio Jesus Cristo para ser o líder da Igreja. Quando Jesus veio à Terra, evangelizou, teve sua vida pública, morreu, ressuscitou, ele designou Pedro como líder do grupo dos apóstolos”, afirma.
Considerado o Príncipe dos Apóstolos e primeiro bispo de Roma, Pedro é tido como um dos pilares da igreja e, por conta da importância, quando as festividades em sua homenagem caem durante a semana, a Igreja as transfere para o primeiro domingo seguinte, ou seja, neste ano, no dia 1º de julho.
Quanto a São Paulo, o diácono explica que, juntamente com São Pedro, foi um dos pilares da igreja Católica por fundar várias comunidades e paróquias, a exemplo da Igreja de Roma.
Como a comunidade de Roma (Santa Sé) foi fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo, tem seu primado sobre todas as outras comunidades locais (dioceses). Nessa visão, o ministério de Pedro continua sendo exercido até hoje pelo bispo de Roma (segundo o catolicismo romano), assim como o ministério dos outros apóstolos é cumprido pelos outros bispos unidos a ele, que é a cabeça do colégio apostólico, do colégio episcopal.
A sucessão papal (de Pedro) começou com São Lino (67) e, atualmente é exercida pelo papa Bento XVI, considerado pela tradição o bispo de Roma.
Foto: Sílvio Oliveira


Evento ocorrerá entre os dias 25 e 28, o Centro de Convenções AM Malls

Polícia Civil localizou suspeito após quatro meses de investigação sobre ataque por ciúmes

Polícia Civil investiga o caso; condutor poderá responder por vilipêndio a cadáver

Governador afirma que tarifa já não é cobrada quando água não é fornecida e destaca regras da AGRESE para proteger consumidores

Golpistas enganavam vítimas via aplicativos de mensagens para solicitar dinheiro; celulares foram apreendidos pela polícia