Saúde promove palestra sobre câncer de mama
Cotidiano 24/10/2012 11h00 |Logo mais, às 14h, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado de Souza, do bairro Santos Dumont, realizará uma palestra sobre tratamento e prevenção ao câncer de mama. O evento acontece no supermercado GBarbosa da avenida Major Aureliano, no bairro Santos Dumont, e se destina a funcionárias e clientes, e demais pessoas da população. A palestra será ministrada pelo enfermeiro Mouriso Junior.
Segundo a gerente da USF José Machado de Souza, Kátia Nascimento, o evento está integrado a uma série de esforços no combate ao câncer de mama. “Já estamos realizando palestras na unidade todos os dias. Nessa palestra vamos disponibilizar marcação de consultas para mulheres que queiram fazer o exame das mamas”, afirma Kátia Nascimento.
A palestra no supermercado faz parte da programação alusiva ao mês Outubro Rosa. O evento tem o objetivo de levar um alerta à população sobre o câncer de mama. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Carolina Miranda, se diagnosticado no início, o câncer de mama pode ter cura.
“Toda mulher a partir dos 40 anos deve fazer a mamografia e o exame clínico das mamas anualmente. Mas, se a mulher possuir histórico de câncer na família, deve começar a periciar as mamas a partir dos 35 anos. Os principais fatores de rico para o câncer de mama são a genética, a menstruação precoce, a menopausa tardia, nunca ter engravidado; além dos maus hábitos de saúde, como excesso de peso, má alimentação, falta de exercícios físicos, tabagismo e excesso de bebida”, explica Ana Carolina.
Como forma de chamar a atenção da população para as atividades do mês Outubro Rosa, prédios públicos receberam iluminação cor-de-rosa. A USF Dona Sinhazinha, no bairro Grageru, recebeu a iluminação especial “para que o população lembre, e se uma a nós nessa luta contra o câncer de mama”, diz Ana Carolina Miranda.


Projeto da Unit usa energia solar para gerar hidrogênio verde e reduzir microplásticos

Animal foi resgatado em posto de gasolina no bairro Atalaia

Evento acontece entre os dias 20 e 21 de setembro na Praça São Francisco

Cremese denuncia descaso; prefeitura abre apuração sobre o caso

Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina