Saúde reduz de 18 para 16 anos idade mínima para cirurgia bariátrica
Na faixa de 10 a 19 anos, 21% dos brasileiros já têm excesso de peso Cotidiano 11/10/2012 18h15 |Por Sílvio Oliveira
No Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, lembrado nesta quinta-feira (11), o Ministério da Saúde informa que reduzirá de 18 para 16 anos a idade mínima para realização de cirurgia bariátrica no Sistema Único de Saúde (SUS), nos casos em que haja risco de morte para o paciente. Mesmo assim, a médica endocrinologista Naira Horta Melo alerta que a educação alimentar e a prevenção na fase que se inicia depois dos seis meses de amamentação é bastante importante para ter menos adultos obesos.
Naira Horta se diz alarmada com os últimos estudos científicos, quanto apontam que para cada três crianças entre 5 e 9 anos, uma está obesa. “Prevenção de sobrepeso e obesidade é de todos: escola, pais, professores. A cirurgia bariátrica não é a primeira opção. Existem pré-requisitos, dois anos de insucesso no tratamento, mudança de hábito”, informa.
Quanto ao Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, a médica lembra que foi criado pela Sociedade Latino-Americana de Combate à Obesidade, para levar prevenção à comunidade, mas que esse movimento deve ser lembrado antes do carnaval, antes da Páscoa e sempre. “Não devemos esperar o dia para lembrar que devemos prevenir a obesidade”, alerta.
Mudanças da redução pelo SUS
O Ministério da Saúde tomou a decisão com base em estudos que apontam o aumento da obesidade entre adolescentes. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2009 (POF) indicam que, na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% dos brasileiros apresentam excesso de peso. Em 1970, o índice era 3,7%.
O governo anunciou ainda a inclusão de exames e de técnicas cirúrgicas para redução de estômago, denominada de gastroplastia vertical em manga (sleeve).
Na cirurgia plástica reparadora pós-operatória, além da oferta da cirurgia plástica reconstrutiva do abdome para correção dos excessos de pele (chamada de dermolipctomia abdominal), a rede pública deve passar a oferecer também o procedimento que inclui a intervenção na parte posterior do tronco.
Entre as diretrizes vigentes que não vão sofrer mudanças está o Índice de Massa Corporal (IMC) indicado para realização da cirurgia bariátrica, que deve ser maior que 40. O procedimento também pode ser realizado em pacientes com IMC entre 35 e 40 que apresentem diabetes, hipertensão, apneia do sono, hérnia de disco e outras doenças agravadas pela obesidade.


Cremese denuncia descaso; prefeitura abre apuração sobre o caso

Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito