Saúde tem programação especial na Semana da Mulher
Cotidiano 05/03/2013 06h57 |
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8 de março, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove ações em diversos setores e serviços no intuito de valorizar todas as mulheres trabalhadoras, usuárias do Sistema Único de Saúde de Sergipe (SUS) e da sociedade civil.
Com a parceria da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SEPM), acontecerá na próxima quinta-feira, 07, o encontro denominado “A Saúde da Mulher e Cidadania”, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC), das 8h às 12h30.
“Com apoio de lideranças femininas, serão abordados temas sobre violência doméstica, Sífilis e Aids, câncer de mama e de útero e autonomia feminina. Os setores da SES envolvidos nessa ação são o programa estadual de DST/Aids, Atenção Básica e Núcleo de Gestão de Linhas do Cuidado. A SEPM também mobilizará as mulheres para participar do evento”, disse Almir Santana, gerente do programa DST/Aids da SES.
Para o médico André Baião, que é referência técnica para saúde da mulher da SES, com o conteúdo apresentado no evento, as participantes passarão as informações adquiridas para todo Estado. “Essas mulheres são formadoras de opinião e levarão as informações do evento para os municípios. Os temas abordados serão trabalhados durante todo o ano”, ressaltou.
Além da abordagem dos temas com as lideranças femininas, o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) fará um café da manhã para as trabalhadoras do setor, na sexta-feira, 08. “Faremos uma reflexão sobre a vocação que as mulheres têm para cuidar. Das pessoas que trabalham na oncologia, 80% são mulheres”, declarou Rute Andrade, coordenadora da Oncologia do Huse.
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) vai reunir as trabalhadoras, que são maioria no serviço, para a palestra educativa, de prevenção e promoção da saúde na quinta-feira, 07.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias


Temperaturas variam entre 24°C e 29°C na capital sergipana

Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região

Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros

Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica

IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia