SE, AL e BA unem forças para aprimorar transplantes de órgãos
Cotidiano 18/05/2012 13h39 |Por Mirella Mattos
O Primeiro Encontro Alagoas, Bahia e Sergipe em Doação e Transplantes teve início na manhã dessa sexta-feira (18) e será realizado até às 17h do sábado (19), com o objetivo de promover uma troca de experiências entre os profissionais do estado e estreitar as relações para que possam atuar juntos na realização de transplantes.
De acordo com o secretário de Saúde de Sergipe, Antônio Carlos Guimarães, esse será o primeiro passo em direção à melhoria do sistema e revela ainda que o governo planeja fazer investimentos extras. “Esse evento vai proporcionar uma troca de experiências entre esses três Estados, de maneira que possam atuar de forma sinérgica somando esforços, empenhos e recursos para que a gente consiga melhorar a nossa situação em relação aos transplantes. Temos uma programação de ações do governo do Estado em fazer mais investimentos”, comenta.
O estreitamento dos laços entre os Estados não é surpresa para o Ministério da Saúde. Segundo a assessora técnica Cíntia Melgaço, essa é uma tendência e deliberação do Sistema Nacional de Transplantes em promover a regionalização dos transplantes. “Regionalizar é uma das prioridades do sistema, buscar esforços entre Estados que têm uma característica similar e somar esforços para que eles possam se ajudar e trabalhar de uma forma integrada”, explica.
Conforme o coordenador do Sistema de Transplantes da Bahia, Eraldo Salustiano de Moura, por apresentarem os mesmos problemas os três Estados buscarão soluções. “Boa parte dos Estados do Nordeste, exceto Pernambuco e Ceará, apresentam problemas semelhantes, que envolvem tanto equipes quanto hospitais que realizam transplantes. Nesse encontro discutiremos ações de estruturação de serviços novos”, informa.
A iniciativa já é comemorada pelo coordenador de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez. Para ele, a parceria irá melhorar a oferta de órgãos nos estados e agilizar a logística dos processos.
O evento, realizado no Riverside Farol Hotel, é gratuito e tem como público alvo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de áreas afins. Dentro da programação consta a realização de cursos, a exemplo de faturamento SUS em transplante, critérios de alocação em lista de transplante e comunicação de más notícias.


Prisão foi realizada no bairro Eduardo Gomes

Edital de seleção e credenciamento de consultoria especializada ad hoc para análise técnico-científica tem validade de 24 meses

Confira os números alternativos. Falha técnica foi identificada na operadora Oi

Operação na orla de Atalaia encontrou aquário abandonado com arraia em decomposição e peixes em risco

A novas linhas irão funcionar entre Aracaju e Barra dos Coqueiros