Seca no Alto Sertão Sergipano se intensificou em setembro, aponta Semac
Os dados são do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico Cotidiano | Por F5 News 30/10/2023 14h27 |Houve um aumento na intensidade da seca no Alto Sertão Sergipano em setembro, aponta a análise feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), divulgada nesta segunda-feira (30).
A pasta chegou essa conclusão após analisar o mapa do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básica (ANA), que verifica a intensidade da seca nos estados brasileiros.
Em relação ao mês de agosto, houve um aumento da severidade da seca (de fraca para moderada), na região do alto sertão e parte norte do município de Carira, situado no agreste central sergipano.
“Verificou-se ainda que houve expansão da condição de seca fraca nas regiões do alto sertão, médio sertão e agreste, bem como surgimento na porção norte do município de Itaporanga d’Ajuda, situado na Grande Aracaju”, detalhou a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro.
Impactos negativos
De acordo com a meteorologista, a seca apresentada na região afeta diretamente o plantio de culturas e nas pastagens, enquanto que a condição de seca moderada gera iguais danos, agravados pelos baixos níveis de água nos reservatórios.
“Conforme a climatologia e atuação do fenômeno climático El Niño, as condições para ocorrência de chuvas abaixo da média devem se intensificar nos próximos meses, bem como de altas temperaturas, o que favorece o aumento da evapotranspiração e, consequentemente, diminuição da umidade do ar e do solo”, concluiu a meteorologista.
Com informações da Agência Sergipe





