Secretaria do Meio Ambiente começa realizar ações em Japaratuba
Cotidiano 14/02/2013 17h17 |Oferecer ao homem do campo condições para executar um bom trabalho, ao passo que promove ações para proporcionar um ambiente melhor à população e ao mesmo tempo, protege os rios e mananciais da cidade. É com foco nestas metas que a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Japaratuba, município distante 54 km de Aracaju, têm colocado em prática diversas medidas, desde que se iniciou a nova gestão da cidade.
Em apenas um mês, a equipe responsável pela pasta já abriu e limpou tanques com retroescavadeiras, garantindo água aos produtores durante o período de estiagem; elaborou um regimento interno para implantar o Conselho Municipal de Meio Ambiente, dentre outras ações, como explica o secretário responsável pela pasta, Albert Moura.
“Desde que assumimos a responsabilidade, começamos a pensar em diversas formas de garantias de direitos aos agricultores de Japaratuba. Essa foi a nossa primeira meta. Por isso, designamos técnicos para fazer o acompanhamento da Agricultura Familiar, auxiliando em todas as necessidades do homem do campo, e já cuidamos de garantir água no período de seca”, explica o secretário.
Segundo Albert, a elaboração de programas, palestras, a criação de unidades demonstrativas, a distribuição de mudas e a preparação de cursos nas mais diversas áreas, também são ações que se destacam. “Neste início de fevereiro vamos realizar o programa de horas de trator, atendendo aos pequenos produtores. Já recebemos as sementes de milho e feijão que serão distribuídas, estimulando o plantio e reduzindo as despesas dos agricultores”, detalha.
“Vamos distribuir mudas de árvores frutíferas, nativas, para reflorestamento, disponibilizaremos cursos de bovinocultura de corte, leite, ovinocultura, suinocultura e apicultura. Ainda neste sentido, iremos dar início ao projeto de pequenos animais, como galinha caipira, ovelhas, cabras, suínos, abelhas e codornas. Sem contar que estamos iniciando a criação de unidades demonstrativas, a exemplo de hortas orgânicas, milho e capim elefante”, acrescenta o secretário.
Proteção
Assim como na agricultura, inúmeros investimentos já se apresentam para o meio ambiente, de acordo com Albert. “Durante o período de carnaval trabalhamos na conscientização dos foliões e visitantes sobre a preservação do meio ambiente, incluindo nosso ‘Banho do Prata’. Com o término do feriado, iniciamos os trabalhos de educação ambiental por todo o município, incluindo escolas, feiras livres e comunidades”, enfatiza.
Albert ressalta ainda que os rios e fontes de água que fazem parte do território da cidade terão total atenção da pasta. “Precisamos cuidar daquilo que nos pertence, que nos foi dado por Deus. Não podemos permitir que aconteça em Japaratuba, as destruições que são presenciadas em outros municípios”, afirma.
Fonte: Prefeitura de Japaratuba


Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção

Homem é investigado por tocar adolescente sem consentimento durante trajeto

Acidente próximo à BR-101 mobilizou bombeiros, Samu e forças de trânsito; vítima foi levada ao Huse com dores na cabeça e pescoço

Com avaliação, todo corpo médico de Cirurgia Cardiovascular do hospital se torna credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Ação teve início após denúncia do MPF-SP sobre vídeo compartilhado em rede social