Semac alerta para chuvas intensas e riscos em Sergipe neste sábado (1º)
Chuvas devem se estender da noite de sábado até a manhã de segunda-feira (3) Cotidiano | Por F5 News 01/06/2024 11h28 |A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) alerta para a possibilidade de chuvas moderadas a intensas em Sergipe a partir de sábado (1º), às 20h, até segunda-feira (3), às 9h. O acumulado de chuva pode ultrapassar 50 mm/dia, com ventos fortes entre 30 e 50 km/h.
A previsão de chuvas intensas está associada à aproximação de um sistema frontal, a atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), o fluxo de umidade oceânica e a atuação do cavado (prolongamento de um sistema de baixa pressão).
Esses fatores combinados devem favorecer precipitações significativas em todo o estado de Sergipe.
Ainda segundo a Semac, as chuvas devem começar na noite de sábado e se estender até a manhã de segunda-feira, com a possibilidade de o acumulado ultrapassar 50 mm por dia. Além disso, ventos fortes, variando entre 30 e 50 km/h, são esperados.
As chuvas previstas podem apresentar riscos significativos para a população. Entre os principais estão:
- Rodovias: Possibilidade de alagamentos que podem comprometer a circulação de veículos e pedestres.
- Deslizamentos de encostas: Áreas de risco podem sofrer deslizamentos, colocando em perigo residências e estradas.
- Transbordamento de pequenos córregos e riachos: Pequenos cursos d'água podem transbordar, causando inundações em áreas próximas.
- Transbordamento dos principais rios e lagoas: Grandes rios e lagoas também correm o risco de transbordamento, agravando a situação de enchentes.
- Descargas elétricas: A ocorrência de raios também é uma preocupação durante esse período de chuvas intensas.
A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac informou que está monitorando de perto as condições e poderá emitir novas atualizações a qualquer momento. A imagem do satélite GOES 16, capturada em 1º de junho de 2024 às 8h10 (hora local), mostra a circulação de nuvens sobre o Nordeste do Brasil, evidenciando a presença de nuvens de chuva próximo ao Estado de Sergipe. A imagem está disponível para visualização no site do INMET (https://satelite.inmet.gov.br/).





