Sergipe realiza 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Cotidiano 06/08/2012 11h31 |Por Elisângela Valença
Nos dias 7 e 8 de agosto, acontece a 3º Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo é discutir as políticas públicas voltadas para este público, avançando na discussão em torno da convenção internacional. “O Brasil é signatário desta convenção e obriga-se a cumprir metas e implementar as determinações, sob pena de sofrer sanções internacionais”, explica o secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Oliva.
A conferência vai escolher 14 delegados e 40 propostas para representar Sergipe na etapa nacional. Um dos destaques é a presença de representantes da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Isso nos traz outros olhares para nossa realidade”, disse o secretário. “A conferência traz a oportunidade de uma reflexão conjunta entre a sociedade civil e poder público para buscar avanços, com a ação extremamente afirmativa a partir do Plano Viver Sem Limite, o plano nacional para a pessoa com a deficiência”, acrescentou.
Segundo Jane Mare Santos da Rocha, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o importante da conferência é que o deficiente está participando, expondo suas necessidade e propondo as melhorias. “Apesar de ainda termos dificuldade de trazer o deficiente a público, de que ele assuma sua deficiência, contamos com uma boa participação nas conferências”, disse Jane.
Na avaliação da presidente do Conselho Estadual, muita coisa mudou para melhor desde a realização da primeira conferência, não só no poder público, como também nos espaços privados. Ela cita as ações não somente de conscientização, mas de efetivação de melhorias e avanços. “Quando iríamos imaginar, por exemplo, um cadeirante num shopping center; pessoas com deficiências em espaços de arte, cultura, esportes? Ainda falta muito até o ideal, mas já vivemos outra realidade”, acredita.


Inscrições começam na próxima semana e famílias de baixa renda poderão se inscrever

Previsão aponta muitas nuvens, temperaturas entre 24°C e 27°C e ventos fracos

Acidente na SE-368 ocorreu no trevo de acesso ao povoado Convento

Corpo de Bombeiros controlou as chamas e síndico recebeu atendimento no local

Medida abrange 85 mil m² e viabiliza obras viárias e melhorias na mobilidade urbana