Servidores da Embrapa paralisam atividades por um dia
Cotidiano 27/06/2012 16h39 |Por Míriam Donald
Servidores da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Sergipe e os que compõem a Seção Sindical de Aracaju do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF) paralisaram seus trabalhos na manhã desta quarta-feira (27), em frente à empresa, em repúdio à forma como a Embrapa vem se portando nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) no país.
Segundo o presidente do SINPAF, o técnico de difusão de tecnologia Joel Lamoglia, essa é uma paralisação de advertência e que poderá ser transformada em greve por tempo indeterminado. Ele explica que as principais reivindicações são a manutenção dos direitos sociais adquiridos em outros acordos, melhoria salarial, mais verba para pesquisa e condições para que haja melhor relação entre a diretoria e a classe trabalhadora. “Hoje isso existe, mas muito pouco, então por isso a gente reivindica uma isonomia. Em se tratando de nível salarial, não estamos sendo reconhecidos com a devida proporção do que eles nos cobram para apresentar todos esses serviços de mais de 100 projetos tocados de pesquisas acabadas e pesquisas já implementas”, diz.
Ainda de acordo com ele, o governo lança mão de subterfúgios ao promover a melhoria das instalações dos laboratórios, sem oferecer reconhecimento profissional. “Não adianta nós termos bons laboratórios se não temos o reconhecimento de trabalharmos dentro daquilo. Além de tudo, apresentamos nosso acordo coletivo no dia 15 de fevereiro para a diretoria executiva de Brasília e, após quatro meses, eles não querem conversar e estão ameaçando tirar direitos adquiridos como auxílio creche e folga de pagamento”, afirma.
Negociações
Os empregados da Embrapa alegam morte das negociações e por isso, desde a segunda-feira (26), eles estão externando o ‘luto simbólico’ usando uma fita preta no braço e continuarão a usá-la até sexta-feira (29), data em que a diretoria se comprometeu a realizar a próxima reunião.


Evento ocorrerá entre os dias 25 e 28, o Centro de Convenções AM Malls

Polícia Civil localizou suspeito após quatro meses de investigação sobre ataque por ciúmes

Polícia Civil investiga o caso; condutor poderá responder por vilipêndio a cadáver

Governador afirma que tarifa já não é cobrada quando água não é fornecida e destaca regras da AGRESE para proteger consumidores

Golpistas enganavam vítimas via aplicativos de mensagens para solicitar dinheiro; celulares foram apreendidos pela polícia