Servidores da Funasa realizam ato de greve | F5 News - Sergipe Atualizado

Servidores da Funasa realizam ato de greve
Cotidiano 18/07/2012 11h10 |


Por Fernanda Araujo

Desde a última terça-feira os funcionários da sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Aracaju (SE) paralisaram as atividades. Na manhã de hoje (18), os servidores se manifestaram em frente ao órgão para reivindicar unificação dos servidores federais, reajuste salarial e Plano de Cargos e Salários. Nos demais municípios de Sergipe, a greve começou em junho, juntamente com a dos servidores do Ministério da Saúde. Em nível nacional, o movimento está em curso desde 17 de maio.   

Segundo o responsável pelo comando de greve da Funasa, Elinos Sabino, há quase 20 anos que não há reajuste de forma literal e nominal. “Só tivemos reajuste geral dos servidores antes do governo FHC. E incorporações e gratificações no governo Lula. Quem entra hoje no nível médio recebe menos que o salário mínimo”, conta. Para ele o reajuste majoritário de todos os servidores federais deve ser em percentual único.

Na avaliação de Sabino, o piso salarial dos servidores é insuficiente. “Queremos o salário mínimo do Dieese - em torno de 6 mil reais, que é o poder aquisitivo de quando o salário mínimo foi criado na década de 50. Consequentemente esse piso bota em referência o salário mínimo que hoje é cinco vezes menos de quando foi criado.Precisamos de um piso e uma data base que recomponha toda a nossa perda. E um Plano que preveja todas as ascensões e toda forma de progressão desde o mais baixo nível”.

Para o sindicalista, greves e manifestações na saúde e na educação refletem em Sergipe a insatisfação quanto ao governo Deda. “Quando se trata de respeito e direito dos trabalhadores o governo não respeita. É uma afronta à própria Constituição e um desrespeito à Justiça. Ano após ano, o governo corta recursos para a saúde, por isso o caos na saúde e na educação. E agora quer retirar o direito de greve”, afirma.

Enquanto o clima esquenta em Sergipe, a pressão aumenta em Brasília (DF), onde acontece a marcha de protesto dos servidores e a espera pela proposta de reajuste a ser apresentada pela presidenta Dilma Roussef ainda hoje.

Segundo Sabino, na semana passada, em assembleia, mais servidores aderiram ao movimento e a expectativa é de que esse número seja ampliado. Ele informou ainda que servidores de Sergipe foram à Brasília participar dos protestos, no que considerou uma "injeção de ânimo, apesar das pressões, ameaças de corte de ponto e salários".

Na próxima semana, a assembleia dos servidores será convocada pelo sindicato para decidir sobre a permanência ou não da greve.

Mais Notícias de Cotidiano
Hugo Barreto/Metrópoles
17/09/2025  14h57 Médico confirma câncer de pele em lesões retiradas de Bolsonaro
Segundo o médico Cláudio Birolini, o câncer está em “fase precoce e a princípio demanda apenas uma avaliação periódica e acompanhamento”
Fundação Mamíferos Aquáticos
17/09/2025  14h41 A maior limpeza de praias de Sergipe será no próximo sábado
O Clean Up Day contará com atrações para toda a família
Agência Brasil/Reprodução
17/09/2025  13h49 Justiça suspende cobrança irregular de água em condomínios de Aracaju
Decisão atendeu pedido do MPSE e impôs multa de até R$ 500 mil à Iguá
Divulgação
17/09/2025  11h39 Inovase abre inscrições para nova turma do Jovem Tech em tecnologia
Programa gratuito forma jovens em tecnologia com foco técnico e socioemocional
Redes Sociais/Reprodução
17/09/2025  11h36 Segunda audiência sobre morte do advogado José Lael ocorre em Aracaju
A médica Daniele Barreto apontada como mentora do crime, foi encontrada morta em cela de presídio. Demais envolvidos, continuam respondendo processo

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado