Servidores de unidades de saúde do Estado ficam sem alimentação | F5 News - Sergipe Atualizado

Servidores de unidades de saúde do Estado ficam sem alimentação
Cotidiano 11/12/2012 16h55 |


Por Adriana Meneses

Os servidores dos hospitais administrados pelo Estado voltam a reclamar o corte no fornecimento da alimentação. O problema voltou a se agravar após os funcionários da empresa Dall Alimentação, que fornece refeições aos servidores dos hospitais se negaram a fazer a entrega da comida, alegando que estão sem receber os salários, inclusive o 13º.

A Dall, por sua vez, alega que tem dificuldades em regularizar a situação salarial dos seus funcionários em virtude do não repasse da verba destinada para o pagamento dos serviços prestado pela empresa pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). A falta de alimentação atinge o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, e demais unidades de saúde do Estado.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (SEESE), Flávia Brasileiro, a situação da alimentação já era ruim, e com o corte só piorou. Ela afirma que as refeições servidas pela Dall não cumprem com o que foi acordado no contrato inicial, e, desde então, a qualidade da comida só piorou. “Quando trocou as empresas que fornecem a alimentação para os hospitais, a Dall assinou uma determinada combinação, porém na realidade a coisa é completamente diferente. Comida ruim, gordurosa, pobre em proteínas, sem opção de frutas e verduras, o que prejudica a saúde de servidores que tem algum tipo de restrição alimentar médica”, disse.

Ainda de acordo com Flávia, com o corte na alimentação os servidores estão sendo obrigados a levar as refeições da própria residência ou sair para se alimentar, fator que gera problemas no andamento nos serviços hospitalares prestados pelas unidades de saúde. “Fica complicado gerenciar horários e algum tipo de remanejamento de cunho imediato com a saída dos profissionais para realizarem suas refeições fora do ambiente de trabalho. Quando se almoça no local os controles ficam mais eficazes” afirmou.

A Fundação Hospitalar de Saúde informou que realizou, nesta terça-feira (11), o pagamento que estava previsto. A Fundação informa ainda que a prestação de serviço não foi comprometida. A FHS esclarece também que não tem pagamentos pendentes com a Dall e que o passivo junto à empresa vem sendo pago em parcelas mensais, cumprindo rigorosamente o que foi acordado entre as partes, e não pode ser responsabilizada pelo atraso no pagamento de 13º salário dos funcionários da Empresa. Que isso a situação entre a Dall e seus funcionários seria uma relação trabalhista entre as partes envolvidas.

A FHS informou ainda que como parte contratante tem como obrigação os acordos contratuais com a empresa contratada, e que tal acordo tem sido cumprido na íntegra. Ainda de acordo com informações da FHS, a instituição sensibilizada com a situação da empresa contratada, atendeu à solicitação de antecipar na última sexta-feira (07) parte do pagamento que estava programado para esta semana e que já foi efetuado.

Foto: divulgação

Mais Notícias de Cotidiano
BPRv/Divulgação
21/09/2025  19h23 Motociclista morre em acidente na SE-090, em Nossa Senhora do Socorro
Vítima perdeu o controle da moto, colidiu no meio-fio e não resistiu aos ferimentos
Freepik/ Ilustrativa
21/09/2025  16h00 O perigoso elo entre obesidade e o câncer colorretal
Novos estudos comprovam que o excesso de peso, sobretudo o acúmulo na região abdominal, está relacionado com o aumento do risco de tumores no intestino
BPRv/Divulgação
21/09/2025  12h17 Motorista morre após carro sair da pista e cair em ribanceira em Canindé
Acidente ocorreu na curva do Lajedão, na SE-230; vítima foi arremessada para fora do veículo
Marcos Rodrigues
21/09/2025  12h15 Concurso da Sefaz-SE: locais de prova já estão disponíveis
As provas acontecem no próximo dia 28 de setembro e oferta 50 vagas
SSP/SE
20/09/2025  20h19 Radiopatrulha prende mulher com droga escondida dentro de saco de feijão
A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado