SES mobiliza municípios para atualizar vacinação de crianças e adolescentes
Campanha vai até 31 de outubro e reforça a prevenção contra meningite, HPV, sarampo e outras doenças Cotidiano | Por F5News 06/10/2025 06h00 |A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia nesta segunda-feira (6) uma mobilização nos 75 municípios sergipanos para promover a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A campanha segue até o dia 31 de outubro e busca resgatar não vacinados ou completar esquemas de imunização previstos no Calendário Nacional de Vacinação 2025.
Entre as vacinas ofertadas estão as de HPV, febre amarela e sarampo, consideradas prioritárias, além de doses contra hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pneumonia, meningite, influenza, Covid-19, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela e DTP.
De acordo com a SES, entre 2021 e 2025, Sergipe registrou 174 casos confirmados de meningite, sendo 30 apenas até setembro deste ano. A doença, que causa inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, pode ser provocada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas.
A referência técnica da SES, Karla Anacleto, destaca que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a meningite. “Intensificamos as ações junto aos municípios com capacitações, monitoramento e busca ativa semanal por casos. Assim, conseguimos intervir rapidamente e evitar agravamentos”, explica.
Segundo a gerente de Imunização da SES, Illani Paulina, manter a caderneta em dia é fundamental. “A vacina é segura, eficaz e gratuita pelo SUS. É essencial que os pais levem seus filhos às unidades básicas de saúde”, reforçou.
Até julho deste ano, Sergipe alcançou cobertura superior a 80% para as vacinas meningocócica C, pentavalente e pneumocócica 10-valente em crianças menores de um ano. A meta estadual é atingir 95% de imunização desse público.





