Sindicato dos médicos realizará ato público em protesto ao governo | F5 News - Sergipe Atualizado

Sindicato dos médicos realizará ato público em protesto ao governo
Categoria alega que Estado age com descaso sobre implantação do PCCV
Cotidiano 26/02/2013 21h00 |


Por Míriam Donald

O Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos médicos continua sendo a principal reivindicação da categoria feita ao Governo de Sergipe. Segundo a classe médica, falta vontade política em implantar o PCCV para os servidores estaduais (estatutários), além do posicionamento do presidente da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) em colocar para o Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) que não é de muito interesse do governo o plano de carreira dos estatutários.

Diante da situação, os médicos realizaram assembleia no dia 5 passado, na qual ficou decidido a realização de três atos públicos, programados para os dias 05 e 06 de março, além de outro no dia 17 do mesmo mês. O primeiro ato já tem local definido: o calçadão da rua João Pessoa com a rua de Geru, no Centro de Aracaju.

Já os médicos do Município de Aracaju, alegando a falta de abertura nas negociações após várias tentativas, decidiram na última quarta-feira (20) pela paralisação de advertência por 24 horas no dia 6, com ato público a ser realizado também no calçadão da João Pessoa. No mesmo dia, às 14h, os médicos realizarão outra assembleia para avaliar o movimento e definir o que será feito no dia 17 de março. Os médicos contataram a Prefeitura solicitando uma reunião para discutir o piso e a data base.

Para o sindicato, a posição do Estado é de descaso, pois uma resolução já vem sendo protelada há quase seis anos. Depois de um fórum realizado pela categoria com médicos, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais e Central Única dos Trabalhadores (CUT), ficou deliberada uma posição contrária à criação de fundações na área, sob o argumento de que se trata de uma utopia, já que há pessoas trabalhando com contratos, celetistas e estatutários.  

Segundo o secretário de Finanças do Sindimed, o médico José Helton Silva Monteiro (foto), na última reunião com o presidente da Fundação Hospitalar de Saúde, em que ele relatou que o governo não tem muito interesse de negociar o PCCV, a categoria passou a se sentir ludibriada quanto à questão salarial e ao novo plano de carreira. “Há médicos com 20 anos de carreira no Estado ganhando a mesma remuneração de quem entrou há dois anos”, diz Monteiro, que classifica a posição do Estado como totalmente injusta.

“Em junho de 2012, o governo tinha se comprometido em fazer o plano de carreira tanto dos celetistas quanto dos estatutários e de lá para cá não houve um avanço significativo na negociação. Em agosto houve promessas de que o plano dos estatutários e celetistas iria ser encerrado e não houve avanço, além de que o plano elaborado juntamente com outras categorias seria espelho para o governo, o que também não foi cumprido. Em setembro, também não foi cumprida a agenda programada para que, em novembro, já estivesse em funcionamento”, relata.

Ainda de acordo com Monteiro, várias reuniões foram marcadas, inclusive com o antigo secretário de Estado do Planejamento, Oliveira Júnior, o qual afirmou que em dezembro a  negociação estaria encerrada, mas nada foi feito. “Até hoje estamos aqui a ver navios, sem avanço nenhum”, indigna-se.

Além da pendência do plano de carreira, o Sindimed afirmou ainda que o governo também não oferece as devidas condições de trabalho.

 

 

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/SSP
23/09/2025  18h24 Homem é preso em Aracaju com 30Kg de drogas prontas para a venda
Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região
SES/Reprodução
23/09/2025  17h56 Sergipe é pioneiro na capacitação para implantação de método contraceptivo
Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros
Sintese
23/09/2025  16h51 Samuel Carvalho reage a protesto do Sintese e chama ato de “desrespeito”
Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica
Pixabay/Ilustrativa
23/09/2025  16h38 Aracaju terá nova faculdade de Direito com foco em áreas emergentes
IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia
Pixabay/Ilustrativa
23/09/2025  14h37 Idoso de 87 anos é indiciado por zoofilia em Aracaju após vídeo
Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado