Sindifisco discute Lei Orgânica Tributária e indica greve
Cotidiano 16/10/2012 10h10 |Por Fernanda Araujo
As reivindicações dos auditores fiscais do Estado de Sergipe permanecem sem resolução. Entre paralisações e assembleias, a categoria discute a implantação do projeto de Lei Orgânica da Administração Tributária (Loat), desde julho deste ano, com a Secretaria da Fazenda. Essa discussão será retomada ainda nesta terça-feira (16).
Na sede do sindicato às 19h, o Sindifisco fará o primeiro seminário sobre a Lei com o tema “Fisco Independente, Estado Forte”. Com a lei pretende-se reorganizar e fortalecer a fiscalização, além de melhorar a arrecadação do Estado e oferecer independência para o trabalho.
“Queremos uma nova estrutura para arrecadar e fiscalizar os impostos estaduais, a começar com a criação de um órgão do Estado para cuidar exclusivamente da receita, além de uma reestruturação na carreira com suas prerrogativas, funcionários especializados e valorizados”, explica o presidente da entidade, Abílio Castanheira (foto).
Também é discutida há mais de três anos a incorporação da gratificação dos aposentados, considerada uma segurança jurídica, já que, segundo o sindicalista, a paridade entre ativos e pensionistas não vem sendo paga.
Abílio Castanheira tem afirmado que 45% dos vencimentos é composto por gratificações. Como não é incorporada ao salário, na aposentadoria, o auditor não recebe mais. Segundo dados do Sindifisco, em Sergipe são aproximadamente 690 auditores na ativa e 350 aposentados.
O auditor fiscal é a autoridade administrativa incubida de verificar o correto funcionamento do sistema tributário, como a arrecadação dos tributos, fiscalização e despesas do Estado.
O Sindifisco insiste que é preciso que a receita do Estado seja administrada por técnicos, sem intervenção política - “que cumpram a lei de maneira impessoal, com transparência e interesse público”, diz. “A secretaria prometeu uma reunião com a gente mas nem foi marcada, inclusive, vamos tentar marcar mais uma vez. Enquanto isso, teremos uma assembleia no próximo dia 31 com indicativo de greve”, antecipa Castanheira.
Foto: Sílvio Oliveira
Matérias Relacionadas
Auditores fiscais fazem Operação Padrão para cobrar posição do Governo
Auditores do Fisco decidem continuar movimento reivindicatório
Auditores fiscais fazem paralisação na Secretaria de Estado da Fazenda
Sindifisco fará assembleia para discutir lei orgânica e gratificações
Mesa de negociações se reúne com sindicatos
Auditores fiscais reivindicam melhoras para categoria em assembleia


Cremese denuncia descaso; prefeitura abre apuração sobre o caso

Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito