Sinergia/SE protesta contra demissões
Cotidiano 24/09/2012 12h30 |Por Elisângela Valença
O Sindicato dos Eletricitários de Sergipe (Sinergia/SE) fez um ato na manhã de hoje, 24, na entrada da Energisa. O motivo do protesto foram as 30 demissões ocorridas recentemente na empresa, a maioria de eletricistas.
“A empresa argumenta que é uma readequação de gestão, mas é difícil aceitar que uma empresa que tem um serviço monopolizado, com umas das tarifas mais caras do Brasil, sem concorrência, tenha que fazer corte de custos e ainda pagar o menor salário de eletricitário do Nordeste”, disse Sérgio Alves, presidente do Sinergia/SE.
Segundo Sérgio, a empresa tem mil funcionários e cerca de quatrocentos são terceirizados. “A Energisa é campeã de acidentes de trabalho. Desde que ela foi privatizada, em 1997, foram nove acidentes fatais. Neste ano, já foram dois acidentes gravíssimos”, disse Sérgio.
O assessor de Comunicação da Energisa, Augusto Aranha, confirma as demissões. “Foram 29 demissões, mas isso é um processo natural de toda empresa. De janeiro a agosto deste ano, nós admitimos 105 funcionários e demitimos 72. Temos um bom saldo positivo”, disse.
Com relação a acidentes, Aranha informa que a empresa cumpre todas as normas de segurança. “Nós seguimos todas as regras, com equipamentos, treinamento de pessoal. Infelizmente, tem situações que fogem ao controle e fatalidades acontecem”, afirma.
Na próxima quinta, 27, às 7 horas, o Sinergia/SE realiza novo ato, quando entregará a pauta de negociação, já que setembro é o mês da data-base da categoria.


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo