Sinpol se retira da comissão da Lei Orgânica
Cotidiano 21/10/2011 17h41 |Por Fernanda Araujo
O Sindicato da Polícia Civil (Sinpol) se retirou da Comissão de Negociações da Polícia Civil, responsável pela elaboração da Lei Orgânica para policiais civis. O motivo foi a exclusão da Associação dos Escrivães (Aepol) feita pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Segundo o assessor da SSP, Lucas Rosário, a não participação dos escrivães nas discussões ocorreu pelo fato da associação ter sido criada após a Comissão. Portanto, no entendimento do secretário da SSP, João Eloy, não havia necessidade da participação da Aepol, em função também de já existir um prazo para a entrega das propostas para a apreciação do governo de Sergipe, que poderá ser até o final do ano.
De acordo com informações do presidente do Sinpol, Antônio Moraes, a Aepol havia pedido participação nas discussões à Comissão, porém Eloy havia informado, por intermédio do delegado Alessandro Vieira, que a associação não participaria. Para Moraes, a Comissão tem apenas a aparência de ser igualitária. “Na formação da comissão, a SSP aceitou a participação dos delegados. O Sinpol achou excelente, só que, quando a Aepol pediu para participar, simplesmente o secretário não permitiu. Dão hegemonia a apenas um segmento da polícia civil e os demais ficam sem a oportunidade de se manifestar”, se indignou.
A Lei Orgânica que está em negociação desde o início deste mês, segundo a categoria, tem o objetivo de dinamizar o atendimento à sociedade, tornar mais eficaz a resolução dos problemas em termos de organização e democratizar a gestão da SSP. “Não queremos acrescentar ou retirar, queremos que cada vírgula do texto seja discutida, mas que não seja imposta”, colocou Antônio Moraes.
A comissão, que é composta pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Sergipe (Adepol), as associações dos sindicatos representativos e a SSP, foi criada para discutir sobre a Nova Lei Orgânica e encaminhar a proposta final para o governo.
“A meu ver a secretaria faz às escondidas, estão querendo surpreender o governador e levá-lo ao erro. A proposta do sindicato pode não ser aceita, mas vai acatar o que a maioria decidir”, finalizou. O Sinpol vai promover um almoço com os deputados estaduais na quinta-feira (27) com o objetivo de apresentar sua proposta.


Faese e UFS organizam censo para mapear animais em Porto da Folha

Suspeito foi localizado com ajuda do próprio pai após vítima receber atendimento do Samu

Estado atende 235 pacientes com protocolos clínicos especializados, garantindo saúde, bem-estar e qualidade de vida

Força Tática apreende maconha, cápsulas, balança e dinheiro durante patrulhamento no Conjunto Jardim

Modelo deverá mudar a forma como o brasileiro assiste TV