Sintasa denuncia irregularidades na Maternidade Nª Senhora de Lourdes
Cotidiano 28/02/2013 18h45 |Por Adriana Meneses
O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) divulgou nessa quarta-feira (27) em seu site uma nota relatando algumas irregularidades que estão acontecendo na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju (SE).
De acordo com a nota, na maternidade não existe climatização na área de expurgo, que serve de lavagem e preparo de material para posterior esterilização. A nota afirma ainda que alimentação dos servidores não é variada, sendo o cardápio composto apenas por sopa com caldo de batata, cuscuz com calabresa e macarrão com ovo.
Outro ponto relatado na nota é sobre a escala de plantão em fevereiro, onde os servidores estão sendo prejudicados neste mês que conta com 28 dias com um plantão extra, sem o recebimento de pagamento.
F5 News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com intuito de saber a sua versão a respeito dos fatos e recebemos uma nota informando que o reparo na climatização do expurgo do Centro de Materiais e Esterilização (CME) da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) está em andamento. A direção da maternidade e a equipe de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) estão analisando se a climatização no setor é realmente viável e se não pode ocasionar o risco de proliferação de bactérias.
Quanto à alimentação dos funcionários que estaria sem variedade, a SES informou que o serviço funciona normalmente. Já em relação à escala de plantões no mês de fevereiro, a direção da maternidade explicou que, baseado no Acordo Coletivo/2011, não existe mais a compensação de horas trabalhadas mês a mês, ficando estabelecido número fixo de plantões. Logo, afirma o órgão, não houve excesso de carga horária no referido mês e, sim, a observância ao Acordo que foi firmado entre a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e demais Sindicatos.


Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região

Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros

Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica

IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia

Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção