SMS de Aracaju encerra campanha contra Poliomelite e registra baixa adesão
Dentre o público alvo, apenas 23,11% das crianças receberam o imunizante Cotidiano | Por F5 News 19/06/2024 17h05 |A campanha de vacinação contra a Poliomielite esteve em vigência em todo o território brasileiro entre os dias 27 de maio a 14 de junho. Em Aracaju, a prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), registrou 6.827 doses aplicadas, o correspondente a apenas 23,11% do público alvo.
Apesar da campanha nacional ter encerrado, o imunizante segue disponível na rede de saúde. Através dele, crianças entre um a cinco anos de idade se protegem do vírus, que pode causar paralisia infantil.
Segundo a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, a campanha acontece para potencializar a conscientização da população quanto à necessidade da vacina, mas a oferta do imunizante continua disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs).
“A vacina contra a poliomielite segue sendo disponibilizada em nossas Unidades de Saúde da Família para as crianças que precisam dar continuidade ao esquema vacinal. Basta apresentar cartão de vacinação e documento de identificação da criança, que pode ser o RG ou certidão de nascimento”, disse Larissa.
Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, o esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde é composto por três doses da vacina inativada VIP, administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com VOP, aos 15 meses, e aos 4 anos de idade.
Com informações da Agência Aracaju





