Sociedade Sergipana de Pediatria não recomenda uso de andadores
Campanha foi iniciada nacionalmente por pediatras Cotidiano 22/01/2013 20h00 |Por Sílvio Oliveira
Depois que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) iniciou uma campanha nacional contra o uso dos andadores para bebês, a presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria, Glória Tereza (foto), também se engajou na campanha e não recomenda às mães sergipanas o uso do equipamento.
“A Sociedade é contra o andador porque não ajuda a criança a adquirir o andar com qualidade. Pode até atrapalhar, mascarar problemas de locomoção e pode causar sérios acidentes”, afirmou.
Glória Tereza disse que há um lobby muito grande das empresas fabricantes de andadores, com o intuito de vender o produto no mundo, e que somente um país, o Canadá, conseguiu abolir de vez a fabricação desse tipo de aparelho.
Uma das consequências que fez a Sociedade Sergipana a se posicionar sobre o uso de andadores são os registros de acidentes com bebês. “Eles ganham mobilidade e muitas vezes arrastam objetos de cima da mesa, podem cair de escadas, se aproximarem de fogões”, disse.
Uma outra questão também apontada pela médica é que, como é mais confortável para os pais deixar o bebê no andador, muitas vezes pode faltar bom senso e o bebê começar o uso em um período inadequado para a coordenação motora. “Muitos pais podem pensar que o andador estimula, mas, quando a criança estiver pronta, vai acontecer de forma natural”, alertou.
Foto: Sílvio Oliveira


Sindicato aponta negligência da gestão e vai formalizar denúncia no MPT

Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria

Inscrições seguem até 21 de outubro no site da Fundação Carlos Chagas

Programa habitacional segue até 3 de outubro e é voltado a famílias de baixa renda

Ação acontece nesta terça-feira (23), das 15h às 19h, mediante cadastro no aplicativo do shopping