Superlotação da pediatria em Aracaju deve ser discutida entre SMS e SES | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Superlotação da pediatria em Aracaju deve ser discutida entre SMS e SES
Governador Fábio Mitidieri afirmou que se reunirá com gestão municipal
Cotidiano | Por F5 News 31/05/2023 12h25 |


Diante do aumento de casos de síndromes gripais entre a população infantil de Sergipe, as urgências pediátricas vêm apresentando quadros de superlotação, especialmente na capital do estado. Na manhã desta quarta-feira (31), o governador Fábio Mitidieri visitou o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, a fim de conferir o andamento dos serviços pediátricos e avaliar de que forma os atendimentos estão sendo realizados nas unidades de saúde.

De acordo com o governador, apesar de o aumento de síndromes gripais já ser esperado devido à sazonalidade dos vírus, este ano foi observado um agravamento dos casos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o que estaria ocasionando o cenário de superlotação observado nos hospitais.

"A diferença deste ano para os outros é que as viroses vieram mais agravadas. As crianças que ficava dois ou três dias em observação passa a ficar de dez a quinze dias usando o mesmo leito, ou seja, há uma rotatividade menor, e daí ocorre a superlotação", afirmou Fábio Mitidieri.

 

O problema tem sido uma queixa constante da população sergipana, especialmente da capital, que vem cobrando ações mais efetivas do poder público, como o aumento do número de leitos pediátricos. Nesse contexto, o governador disse que deve ser realizada uma reunião entre a SES e a Secretaria Municipal Saúde (SMS) de Aracaju. 

"Convidei a secretária Waneska [Barboza] e o prefeito Edvaldo Nogueira, para que a gente possa tentar alinhar as ações para conseguir ampliar os leitos e dar uma resposta à sociedade", acrescentou Mitidieri.

As unidades de saúde da rede estadual não são as únicas afetadas pela superlotação. Na semana passada, os atendimentos na urgência pediátrica do Hospital e Maternidade Santa Isabel, também em Aracaju, foram suspensos devido à superlotação dos leitos. Posteriormente, o serviço foi restabelecido, mas a unidade de saúde alertou para a possibilidade de ele funcionar de forma restrita por conta da grande quantidade de pacientes internados, conforme noticiado pelo F5 News.

 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/@acaodoanobrasil
04/11/2025 16h46 Rifa de R$ 20 milhões é investigada e suspensa pela Justiça em Sergipe
Reprodução/Arte/Metrópoles
04/11/2025 15h50 Brasil tem 2.811 Rihannas, 168 Hitlers, 241 Bolsonaros e 128 Maradonas
Seed
04/11/2025 15h38 Governo do Estado abre inscrições para curso de francês
Reprodução/ Ascom Fundat
04/11/2025 14h57 Prefeitura reativa Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda
CBMSE
04/11/2025 14h35 Bombeiros de Sergipe treinam agentes de segurança da Presidência da República
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado