Por Sílvio Oliveira
O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) anunciou, nesta quarta-feira (21), que aumentará em 7% os vencimentos dos servidores. A notícia causou insatisfação na categoria, que prepara uma nova assembleia para esta quinta-feira (22) às 16h, na sede cultural do Sindicato dos Servidores da Justiça de Sergipe (Sindjus/SE), situado à rua Arauá, nº 168, em Aracaju.
Uma notícia boa que agradou os presentes na reunião foi à informação de que a presidência abrirá uma mesa de negociação com a categoria para definir os pontos que ficaram pendentes, a exemplo do fim da incorporação dos cargos em comissão e função de confiança, além da redução dos valores dos referidos cargos. “A mesa estava fechada há meses, mas decidiram abrir as negociações”, informou Plínio Pugliese, presidente do Sindjus/SE,
Quanto à pauta de reivindicações, Pugliese destacou que pelo clima que ficou na reunião, a possibilidade de acabar com a mobilização está descartada, até porque se pleiteava um aumento de 13%, mas o TJ/SE disse não ter orçamento.
“Eles alegam que vários pontos não podem ser atendidos por falta de orçamento. Eles não aceitaram, por exemplo, viabilizar o fim da incorporação de cargos em comissão e função de confiança. São privilegiados. Inviabiliza aumentos salariais e onera excessivamente o erário público”, afirmou.
Há cargos em comissão no Tribunal de Justiça de Sergipe que giram em torno de R$ 14 mil. Um servidor de nível superior que presta concurso público e ingressa hoje recebe cerca de R$ 3.5 mil. A disparidade entre valores de concursados e cargos em comissão também está na pauta de discussão do Sindicato com o TJ/SE. “Os debates vão continuar”, assegurou Pugliese.
Foto: Fernanda Araújo
Leia mais:


A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa

Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício

Projeto da Unit usa energia solar para gerar hidrogênio verde e reduzir microplásticos

Animal foi resgatado em posto de gasolina no bairro Atalaia