Trânsito está caótico nas vias de acesso ao conjunto Orlando Dantas
SMTT planeja ações para minimizar problemas na região Cotidiano 28/02/2013 18h50 |Por Fernanda Araujo
Quem sai em qualquer veículo do conjunto Orlando Dantas em direção ao Distrito Industrial de Aracaju (D.I.A) ou à avenida Hermes Fontes, vice e versa, já sabe que o tempo vai ser longo no trânsito de Aracaju (SE).
Por volta das 7h, 12h ou das 15h, horário de pico, de 20 minutos a meia hora é o tempo relativamente pouco para quem já está acostumado com as longas filas de carros, motos, caminhões e ônibus na avenida, mas para quem não está nem um pouco acostumado é, no mínimo, estressante.
Segunda-feira passada (25) (foto ao lado) semáforos que ligam as avenidas Beira-Mar e Heráclito Rollemberg pararam de funcionar por cerca de 10 minutos, provocando um congestionamento que perdurou por horas.
Uma matéria divulgada no F5 News revelou que na avenida Heráclito Rollemberg, na rótula interditada do conjunto Orlando Dantas, os motoristas levaram mais de uma hora para seguir um trecho de cinco quilômetros entre o conjunto e o Distrito Industrial de Aracaju. “Eu sai 7h de casa para ir ao trabalho que fica na Hermes Fontes, cheguei 8h35, isso porque eu estava de carro, imagine quem estava de ônibus”, conta uma moradora do conjunto, Suely Ribeiro.
A interdição de alguns retornos da avenida Heráclito Rollemberg e da rótula na primeira entrada do conjunto, a demora entre o abre e fecha dos semáforos são também alguns dos motivos para as longas filas de veículos.
SMTT
Segundo o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, novas ações deverão ser realizadas para minimizar os problemas de trânsito no local. “Nós tivemos uma reunião com a Associação dos Moradores do Orlando Dantas e ouvimos todas as dificuldades que eles têm relativas ao trânsito. Prometemos fazer uma análise, inclusive, com relação ao tempo de parada de veículos nos semáforos no sentido de fluir melhor o trânsito. Veremos também a questão da própria via que é muito estreita e as duas faixas de pedestres existentes, que precisa que os motoristas respeitem mais. Tudo isso foi verificado e está no planejamento dos trabalhos da SMTT neste ano”, explicou.
Com relação à pane dos semáforos que ocorreu no dia 25, o superintende aponta a falta de manutenção, além de serem muito antigos. “Tem fios desencapados que, quando chove, entram em curto circuito e causam uma pane como vimos aí”.
Porém, para que as ações de melhorias tornem-se viáveis e sejam iniciadas, Nelson Felipe antecipa que recursos já estão sendo buscados junto à Prefeitura de Aracaju. “Tivemos uma reunião tanto com o prefeito quanto com a própria secretária de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, mostrando a necessidade que existe para a gente começar a agir”, disse.
Fotos: arquivo pessoal
Matéria relacionada


Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região

Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros

Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica

IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia

Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção