UFS define novas listas tríplices para reitor e vice-reitor após recomendação do MEC
Ministério apontou irregularidades no processo anterior; nova relação de candidatos será encaminhada para nomeação Cotidiano | Por F5 News 26/02/2025 15h23 |A Universidade Federal de Sergipe (UFS) definiu, nesta quarta-feira (26), as listas tríplices para a escolha do reitor e do vice-reitor da instituição para o quadriênio 2025-2029. A votação foi realizada pelo Colégio Eleitoral Especial, em reunião no auditório da Reitoria, seguindo recomendação do Ministério da Educação (MEC).
Para o cargo de reitor, foram aprovados, em votação uninominal, os professores André Maurício Conceição de Souza, Rosalvo Ferreira dos Santos e Valter Joviniano de Santana Filho, nesta ordem. Já para vice-reitor, compõem a lista os professores Silvana Aparecida Bretas, Rogéria de Souza Nunes e Marcos Santana de Souza, também nesta ordem.
As listas serão agora encaminhadas ao MEC, que dará continuidade ao processo de nomeação dos novos gestores da universidade.
Recomendação do MEC
A necessidade de um novo processo eleitoral surgiu após análise da documentação enviada pela UFS e de um parecer da Consultoria Jurídica do MEC, que apontou irregularidades na formação da lista tríplice original. Entre as principais questões destacadas, o ministério indicou que a elaboração da lista deve ser feita pelo colegiado máximo da universidade, que a consulta à comunidade acadêmica não pode ter caráter vinculante e que a votação deve ocorrer de forma uninominal.
Diante do parecer jurídico, o MEC considerou nulo o procedimento anterior e determinou que a UFS refizesse a votação.





