Universidade proibida de cobrar emissão de documentos | F5 News - Sergipe Atualizado

Universidade proibida de cobrar emissão de documentos
Cotidiano 07/01/2013 15h15 |


A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal concedeu liminar que impede faculdades e universidades sergipanas de cobrar de taxas na expedição da primeira via de documentos. A decisão atinge as universidades Federal de Sergipe (UFS), Norte do Paraná (Unopar) e Tiradentes (Unit) e as faculdades Amadeus (Fama), Atlântico (FA), de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), de Aracaju (Facar), de Ciências Educacionais de Sergipe (Face), de Ensino Superior COC (Unicoc), de Estudos Administrativos de Minas Gerais (Fead), de Sergipe (Fase), de Tecnologia e Ciências (FTC), José Augusto Vieira (FJAV), Pio Décimo (FPD), São Luís de França (FSLF), Sergipana (Faser), Serigy (Faserigy) e Tobias Barreto (FTB).

De acordo com a decisão da 1ª Vara Federal, as instituições devem suspender a cobrança aos alunos das taxas de 1ª via de diploma, histórico escolar, certidão de notas, declaração de dias de prova, declaração de horário, declaração de estágio, plano de ensino, declaração de disciplinas cursadas, conteúdo programático, ementas de disciplinas, declaração de transferência, certificado para colação de grau, certificado de conclusão de curso e atestado de vínculo, uma vez que os mesmos se enquadram como serviços educacionais ordinários e diretamente vinculados ao pagamento da mensalidade escolar. Também não poderá ser cobrada a emissão de certidão negativa de débito na biblioteca, considerando que o documento é exigido dos estudantes no ato da matrícula.

O juiz fixou ainda muita diária de R$ 1 mil por descumprimento da decisão e determinou que as instituições de ensino afixem cópia da decisão judicial em locais de fácil acesso aos estudantes.

Requerimentos – Segundo a ação do MPF, subscrita pelo procurador da República Rômulo Almeida, as instituições de ensino limitaram o direito dos estudantes de obter documentos e informações diretamente relacionados à sua vida escolar, direito esse próprio do serviço educacional.

Além dos pedidos liminares, o MPF requereu, em caráter definitivo, que as instituições de ensino superior sejam proibidas de cobrar qualquer valor para emissão, em primeira via, de documentos e serviços relacionados à atividade educacional, o fornecimento dos documentos ainda não entregues por falta de pagamento e a indenização em dobro de todos os valores cobrados indevidamente nos últimos cinco anos. Também foi pedido que a União fiscalize a cobrança de valores para expedição da primeira via de documentos das instituições de ensino superior.

Os réus podem recorrer da decisão. A ação tramita na Justiça Federal com o número 0006319-96.2012.4.05.8500

Do MPF/SE

Mais Notícias de Cotidiano
 Marcos Rodrigues/ASN
22/09/2025  10h44 Primavera em Sergipe terá calor acima da média e risco de ventanias
Estação marca transição do inverno para o verão com chuvas e variação climática
Ronald Almeida/PMA
22/09/2025  09h38 Confira as vagas de emprego abertas em Aracaju e como se candidatar
Fundat abre vagas com oportunidades gerais, estágios e PcD em Aracaju
Igor Matias/ASN
22/09/2025  05h30 Aracaju começa a semana com chance de chuva isolada; veja previsão
Temperaturas variam entre 24°C e 28°C nesta segunda-feira (22)
BPRv/Divulgação
21/09/2025  19h23 Motociclista morre em acidente na SE-090, em Nossa Senhora do Socorro
Vítima perdeu o controle da moto, colidiu no meio-fio e não resistiu aos ferimentos
Freepik/ Ilustrativa
21/09/2025  16h00 O perigoso elo entre obesidade e o câncer colorretal
Novos estudos comprovam que o excesso de peso, sobretudo o acúmulo na região abdominal, está relacionado com o aumento do risco de tumores no intestino

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado