Vacina contra gripe só está disponível até hoje nas unidades de saúde
Cotidiano 06/06/2012 08h52 |Por Sílvio Oliveira
A 16ª Campanha Nacional contra a Gripe encerrou na última sexta-feira (01), mas em Aracaju a Secretaria Municipal de Saúde ainda disponibiliza a vacina nas unidades de saúde até esta quarta-feira, 06. O público-alvo da campanha é formado por Idosos, gestantes, trabalhadores em saúde e crianças de seis meses a menores de dois anos.
De acordo com Débora Moura, técnica do Programa de Imunização de Aracaju, a campanha encerrou, mas se percebeu que a procura continua grande em algumas unidades de saúde da capital sergipana. “Sabemos que muita gente deixou para última hora, mas a data final será dia 06, pois temos que fazer o balanço final”, informou.
A flexibilidade de data da vacinação contra a gripe nas unidades públicas se deve ao fato de o Ministério da Saúde ter apontado como meta para Sergipe 80% de cobertura do público-alvo. Até o dia 01 de junho, porém, se chegou a 76,3% da cobertura, ou seja, das 330 mil doses enviadas, tinham sido distribuídas 225 mil.
Os dados ainda sofrerão alterações e vão ser computadas as vacinas distribuídas até hoje, quarta-feira (06). Mesmo assim, para que o Estado atinja a meta proposta pelo Ministério da Saúde, teriam que ser imunizadas mais de 110 mil pessoas nestes três dias de prolongamento da vacinação.
Em Aracaju, a meta também não foi atingida. Caso contabilizado somente o balanço até o dia oficial de término da Campanha contra a Gripe, Aracaju vacinou 53.713 pessoas, das 77 mil indicadas pelo Ministério da Saúde.
Débora Matos disse que a capital atingiu até sexta-feira 65,67% do público alvo, ou seja, 11.472 crianças (78,18%); 4.147 gestantes (52,52%) e 32.326 idosos (62,30%), além de 5.953 trabalhadores em Saúde (75,33%).


Após dois rompimentos em Capela, fornecimento volta gradualmente a mais de 270 mil residências na Grande Aracaju

Acidente ocorreu nesta segunda-feira (15) após desprendimento do veículo durante guincho; não houve feridos, apenas danos materiais

Formulário online do projeto Sergipe Participativo ficará disponível até novembro para colher percepções sobre economia, sociedade e cultura nos municípios

Metro cúbico passou a custar, em média, R$ 0,43; condomínios destacam economia, segurança e valorização dos imóveis com o serviço canalizado

Bebê nasceu prematuro, precisou ser reanimado e foi transferido para Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), no Maranhão