Comércio de Aracaju já sente efeitos do coronavírus, diz CDL | F5 News - Sergipe Atualizado

Comércio de Aracaju já sente efeitos do coronavírus, diz CDL
Consultas ao SPC podem e devem ser feitas através da plataforma on-line
Economia | Por F5 News 19/03/2020 16h11 |


O comércio de Aracaju já começa a sentir os efeitos do novo coronavírus (Covid-19) e registra queda nas vendas tão logo os primeiros casos foram confirmados na capital sergipana e desde que medidas preventivas foram adotadas para barrar a disseminação da doença. 

Nesta segunda-feira (19), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informou que houve queda de mais de 70% nas consultas presenciais, bem como nas consultas feitas online pelos lojistas. “Em média, as consultas dos lojistas ficam entre uma mil ou 1.200 por dia e esse número teve queda nesta quinta para pouco mais de 580”, afirmou o gerente do SPC, Gileno Batista. 

Ele diz também que esse indicador pode significar não somente a queda nas vendas do comércio, como também a diminuição da circulação de pessoas nos ambientes comerciais.

Gileno avalia ainda que a população está atendendo o apelo feito pela CDL/Aracaju e utlizando o aplicativo ‘SPC Consumidor’ para fazer suas consultas de modo online”, em vez de presencialmente.

"Com uma média de atendimentos presenciais de 200 pessoas ao dia, este número ontem, quarta-feira (18), caiu para 93 atendimentos, e hoje, quinta, (19), até o fechamento do horário, às 14h, foram registradas apenas 53 consultas com a presença de pessoas", informou.

Segundo o presidente da CDL/Aracaju, Brenno Barreto, a entidade também adotou medidas no atendimento quanto à presença reduzida de pessoas no balcão, no uso de sanitários, de proteção aos funcionários e álcool gel disponível para os usuários de consultas ao SPC. A CDL vai restringir mais ainda a presença de pessoas ou anular completamente o atendimento presencial, medida já em estudo pela diretoria da entidade.

Brenno disse ainda que hoje pela manhã participou de uma reunião na prefeitura de Aracaju, junto com o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Comden), para discutir a pandemia do novo coronavírus em Aracaju. 

De acordo com a CDL, a prefeitura teve a sensibilidade de chamar as entidades para discutir formas de amenizar os impactos que o coronavírus terá na economia da cidade, inclusive, com a criação do grupo no WhatsApp. "Vamos manter esse elo de comunicação. Estamos bastante preocupados com relação ao comércio, mas a Prefeitura se mostrou aberta  para que possamos buscar o consenso em tudo o que envolve as entidades e a gestão municipal”, disse.

Ainda de acordo com Brenno, nesta tarde será realizada uma conferência envolvendo quatro entidades, para discutir a possibilidade de fechamento ou redução no horário de funcionamento das lojas.
 

*Com informações da CDL/ Agência Aracaju de Notícias

Edição de texto: Monica Pinto
Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
24/12/2025 14h35 Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
Havaianas/Divulgação
24/12/2025 10h45 Dona da Havaianas recupera valor de mercado após queda por polêmica
Joédson Alves/ Agência Brasil
24/12/2025 07h45 FGTS: Pagamento dos recursos retidos iniciam na próxima sexta-feira (29)
Agência Brasil
24/12/2025 07h14 Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro
Freepik
23/12/2025 10h30 Dólar opera estável e Bolsa sobe com Bolsonaro, IPCA-15 e PIB dos EUA
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado