Concessionárias e lojas de eletrodomésticos estão autorizadas a reabrir | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Concessionárias e lojas de eletrodomésticos estão autorizadas a reabrir
Governo ampliou a lista de segmentos considerados essenciais durante a pandemia
Economia | Por Will Rodriguez 18/06/2020 06h09 |


Concessionárias de veículos, imobiliárias, lojas de eletrodomésticos e de eletrônicos são alguns dos segmentos que estão autorizados a retomar o expediente em seus espaços físicos em Sergipe a partir desta quinta-feira (18). 

A ampliação do rol de atividades que podem funcionar durante a pandemia de coronavírus faz parte do que o governo estadual tem chamado de transição para implantação do Plano de Retomada da Economia, que deve entrar em vigor no dia 23 de junho.

Também podem voltar a abrir nesta quinta  imobiliárias e similares; comércios da área de comunicação, informática, equipamentos de áudio e vídeo; comércio de móveis e colchões; e escritórios de engenharia e arquitetura. 

Em Aracaju, esses estabelecimentos só podem funcionar das 9h às 16h. A redução do horário na capital, segundo o governo, pretende evitar a aglomeração de pessoas no transporte público. Escritórios de engenharia e arquitetura continuam com horário normal. 

A volta ao trabalho deve ser cercada de uma série de precauções estabelecidas pelo governo para evitar a disseminação do coronavírus, dentre elas, o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e entre as estações de trabalho, o uso de máscara de proteção facial que é obrigatório em locais públicos ou privados. O empregador também deve fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e álcool em gel 70% para cada funcionário. 

Os segmentos contemplados nesta fase, segundo o Estado, empregam mais de 219 mil trabalhadores com carteira assinada. O número corresponde a mais de 56% do mercado de trabalho sergipano. A previsão do governo é que 95% da atividade econômica estadual seja reativada até o final de julho. 

Com início da 1ª Fase do Plano de Retomada da Economia, na terça-feira (23), poderão reabrir agências de publicidade, agências de viagens, clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia; comércio (alguns setores); operadores turísticos; atividades de treinamento de desporto profissional; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal; templos e atividades religiosas (com lotação de 30%).

“Se tudo ocorrer bem, dentro do previsto para o número de novos casos e leitos, em 7 de julho teremos a 2ª Fase, de bandeira amarela. E em 21 de julho, 3ª Fase, de bandeira verde. Mas repito, essa progressão depende da evolução do quadro da Covid nos próximos dias, por isso depende diretamente da colaboração das pessoas e dos empresários para reforçar o isolamento e as medidas sanitárias”,  afirma o governador Belivaldo Chagas.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Energisa/reprodução
05/07/2025  15h10 Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado
Agência Brasil
05/07/2025  14h15 BC suspende três instituições do Pix após ataque cibernético
 Brics/Divulgação
04/07/2025  08h20 Entenda o que é o Brics, grupo que se reúne a partir de domingo no Rio
Governo de Sergipe
04/07/2025  08h16 Produção de petróleo em Sergipe aumentou 8,3%, em maio
Freepik
04/07/2025  07h18 Dólar é o menor em mais de um ano e Bolsa bate novo recorde histórico

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado