Descubra iniciativas que podem ser tomadas para acabar com suas dívidas
Economia 13/12/2015 13h26 |Da Redação
Em um ano de forte recessão da economia, com aumento do desemprego e elevação das taxas de juros, o brasileiro segue cada vez mais endividado. A inadimplência já atinge 59 milhões de pessoas no país, segundo levantamento divulgado esta semana pela Associação Nacional de Birôs de Créditos (ANBC), o que representa uma alta de 17% em relação ao ano passado. A entidade ainda prevê que a inadimplência só deve recuar daqui a dois anos, em 2017.
Pesquisa divulgada essa semana pelo Serasa apontou o desemprego como principal motivo da inadimplência dos brasileiros. Segundo o levantamento, realizado com 8.288 consumidores, 26% dos entrevistados disseram que a perda do emprego é a explicação para as contas atrasadas. A segunda razão mais apontada, citada por 17% dos consumidores, é o descontrole financeiro.
Saiba o que fazer se o seu nome estiver negativado em um serviço de proteção ao crédito, como o SPC Brasil, por exemplo:
– Se você recebeu uma notificação, verifique qual foi a empresa que te mandou o comunicado.
– Neste comunicado, você será informado sobre a pendência existente.
– Se você não sabe qual a empresa te negativou, você pode obter essas informações entrando em contato diretamente com o posto de atendimento do serviço de proteção ao crédito. Leve sua carteira de identidade e CPF.
– Com isso, você conseguirá um demonstrativo de todas as dívidas registradas e deverá procurar a empresa para fazer as devidas negociações. Siga as orientações de “Como renegociar suas dívidas”.
– Solicite sempre um documento por escrito com os valores dos débitos, dos juros e do acordo realizado entre as partes.
– Se o problema for um cheque sem fundo, procure a agência bancária na qual você tem conta. “Cubra” o cheque com o valor devido. Caso não saiba onde ou para quem deu o cheque, o banco poderá te disponibilizar uma cópia microfilmada dele.
– Após acertar suas contas com a empresa, ela mesma irá retirar seu nome da lista de devedores dos serviços de proteção ao crédito.


Laranja se destaca com aumento de 94% no valor de produção; milho segue líder no estado

Estado teve alta de 11,7% em 12 meses, acima do país e alinhado ao avanço do Nordeste

Plano estadual prevê produção diária de 18 milhões de m³ de gás e consulta pública vai até 12 de outubro

Operação mirou lojas do Centro que vendiam eletrônicos e brinquedos irregulares

Na véspera, o dólar terminou a sessão em queda de 0,53%, cotado a R$ 5,439. Ibovespa, principal índice da Bolsa, subiu 0,52%