Dia das Mães: lojistas terão que inovar, diz CDL de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Dia das Mães: lojistas terão que inovar, diz CDL de Aracaju
O e-commerce e o delivery podem ser alternativas para garantir os presentes
Economia | Por Aline Aragão 28/04/2020 19h06 - Atualizado em 28/04/2020 21h40 |


O Dia das Mães está chegando, mas este ano será celebrado de uma forma diferente, devido às medidas preventivas contra o novo coronavírus, a exemplo do distanciamento social e do fechamento de estabelecimentos comerciais, impactando nas relações e também na economia. A data sempre comemorada no segundo domingo de maio - este ano dia 10 - é considerada a segunda melhor para o comércio, perdendo apenas para o Natal.

Como forma de tentar driblar a crise provocada pela pandemia, entidades ligadas ao comércio sugeriram à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) que fosse pleiteado junto ao Ministério da Economia a mudança da data para o dia 12 de junho. 

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju, Brenno Barreto, essa é uma alternativa frágil, levando em consideração a carga emocional e representativa que a data tem, e só teria força e legitimidade se fosse encabeçada pelo Ministério, mas até o momento não foi apresentada uma resposta ao pleito da categoria.

Brenno diz também que ainda não dá para fazer uma avaliação sobre a data, se será melhor ou pior, a única certeza e que os mais variados segmentos do comércio varejista serão impactados. 

“Não dá para afirmar que a data está perdida ou que pode ser recuperada, porém vai ser diferente dos anos anteriores. Os comerciantes terão que inovar e criar meios que tornem o impacto menor”, diz, fazendo referência às modalidades de vendas que cresceram com a pandemia, como o e-commerce e o delivery, por exemplo.

Sobre a abertura gradual do comércio, estabelecida por meio de decretos governamentais, o presidente da CDL disse que é uma medida positiva e que atende ao pleito do setor produtivo. mas deve ser feita com cautela e seguindo as normas do Ministério da Saúde.

“O governador está sendo muito prudente, ouvindo a parte técnica da Saúde, e também ouvindo os lojistas. É preciso ter cautela nesse momento, adotar medidas preventivas e não tomar nenhuma decisão precipitada que contribua com uma disseminação descontrolada do vírus”, diz Barreto.


 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
24/12/2025 14h35 Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
Havaianas/Divulgação
24/12/2025 10h45 Dona da Havaianas recupera valor de mercado após queda por polêmica
Joédson Alves/ Agência Brasil
24/12/2025 07h45 FGTS: Pagamento dos recursos retidos iniciam na próxima sexta-feira (29)
Agência Brasil
24/12/2025 07h14 Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro
Freepik
23/12/2025 10h30 Dólar opera estável e Bolsa sobe com Bolsonaro, IPCA-15 e PIB dos EUA
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado