Feiras voltam a funcionar com regras para evitar aglomerações em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Feiras voltam a funcionar com regras para evitar aglomerações em Aracaju
Ao todo, 16 espaços de comércio serão reabertos na capital com reforço da higienização
Economia | Por F5 News 18/04/2020 10h49 - Atualizado em 18/04/2020 12h15 |


Como determinado pela Prefeitura de Aracaju, parte das feiras livres voltou às atividades a partir deste sábado (18). Dos 30 espaços de comércio ao ar livre, 16 serão reabertos pela gestão municipal, porém com medidas de distanciamento social e higienização. Hoje, três voltaram a funcionar.

Segundo o município, as 16 funcionarão em um novo formato, com estruturas reduzidas e com a comercialização somente de gêneros alimentícios. Mesmo debaixo de chuva, alguns consumidores compareceram à feira do bairro Santo Antônio, na zona Norte da capital sergipana. Cercas disciplinadoras foram posicionadas nas áreas das feiras para garantir a organização dos ambientes e evitar aglomerações.

Equipes da Guarda Municipal e fiscais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também se encontram no local para orientações, controle de fluxo de pessoas e para verificar o cumprimento das recomendações de readequação e a presença de idosos ou de pessoas de outros grupos de risco nestes locais. 

Foram mantidas as feiras livres do Batistão (terça-feira); dos conjuntos Dom Pedro e Orlando Dantas (quarta-feira); dos bairros Santos Dumont e Jabotiana (quinta-feira); do Castelo Branco, Suíssa, Agamenon e Aruana (sexta-feira); do Grageru, Santo Antônio e 18 do Forte (sábado); e dos bairros América, Bugio, Coqueiral e Santa Maria (domingo). Para a limpeza desses locais, a Emsurb contará com agentes da Diretoria de Operações, que irão atuar com o auxílio de equipamentos para o descarte de resíduos sólidos, como  contentores e caixas estacionárias.

“Cada feirante irá ocupar apenas uma banca ou balcão frigorífico e devem ficar atentos ao manejo de suas mercadorias, que não devem ter contato com o chão. O corte e exposição de produtos como frutas, verduras e demais alimentos prontos para o consumo estão proibidos, bem como a comercialização por feirantes acima dos 60 anos ou que se enquadrem nos chamamos grupos de risco. Os corredores também serão ampliados,  com espaçamento entre as bancas, de forma que seja mantida a distância com relação aos consumidores”, explicou Luiz Roberto, presidente da Emsurb.

*Com informações da Prefeitura de Aracaju

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Arquivo
07/07/2025  19h00 Produção de veículos cresce 7,8% no primeiro semestre, diz Anfavea
Marcelo Camargo/Agência Brasil
07/07/2025  16h30 Combustível: governo prevê queda de preço se petróleo mantiver cotação
Metropoles/reprodução
07/07/2025  15h34 Vendas de combustíveis em Sergipe crescem 4,2% em maio de 2025
Agência Sergipe
07/07/2025  11h33 Vendas de veículos novos em Sergipe somaram 1.441 unidades, em junho
José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
07/07/2025  10h40 Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,18%

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado