Irrigação pública estadual bate recorde com produção de 134,5 mil toneladas de alimentos
São 1.762 unidades produtivas familiares beneficiadas por este serviço Economia | Por F5 News 22/12/2025 06h44 |A produção agropecuária irrigada apresenta importantes resultados econômicos e sociais em Sergipe. Os seis perímetros irrigados administrados pelo Governo do Estado em sete municípios sergipanos, juntos, alcançaram a produção recorde de 134.567 toneladas (t) em 2025. São 1.762 unidades produtivas familiares beneficiadas por este serviço.
O resultado incluiu também produção recorde de 3.844.629 litros (l) de leite no Jabiberi, perímetro de Tobias Barreto, município da região centro-sul. A produção geral e a de leite cresceram respectivamente 8% e 61%, em relação a 2024. Toda a produção de 2025 rendeu aos produtores irrigantes R$ 207.161.463,38.
Esse levantamento anual é resultado do trabalho realizado mês a mês pelos técnicos agrícolas da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) que fornece irrigação e assistência técnica nos perímetros.
O Perímetro Irrigado Poção da Ribeira, que abrange povoados de Itabaiana e Areia Branca, no agreste sergipano, foi o perímetro com maior alta na produção agrícola, alcançando 22.109 t. Irrigante do Poção da Ribeira, em Itabaiana, Adilson Tavares de Jesus vive desde criança na região do perímetro irrigado e testemunhou a transformação que ele começou a fazer nas comunidades atendidas, há 38 anos.
“Foi bom demais. Antigamente a vida da gente era muito sofrida, trabalhava assim na lavoura, só fazia uma farinha, só no inverno. Isso aí foi uma riqueza depois do perímetro para nós”, expôs o produtor. Ele está fornecendo produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mas vende diretamente em três feiras de Aracaju e envia hortaliças para Salvador, diariamente.
Os agricultores do Poção Ribeira fornecem alimentos ao PAA da Conab, na modalidade ‘Compra com doação simultânea’, para atender pessoas em situação de insegurança alimentar em Santa Rosa de Lima, município da região leste do estado.
Manutenção e melhorias
Em 2025, foi realizada a recuperação do barramento do reservatório da EB-07 (estação de bombeamento) e a limpeza mecanizada da EB-02, do perímetro Califórnia, em Canindé de São Francisco. São obras que melhoram o serviço de fornecimento de água e elevam a confiança do irrigante, para ele investir com segurança e aumentar a produção.
Pecuária leiteira
O Jabiberi é um perímetro estadual de vocação pecuária, onde a maioria dos lotes se destina a criar gado de leite a partir do capim e material forrageiro irrigado. Os 3.844.629 litros de leite produzidos pelos seus irrigantes em 2025, foi beneficiado no laticínio de um dos produtores. A produção de queijo obteve uma renda estimada em R$ 13,1 milhões, 50,7% maior que a gerada no ano anterior. Esse resultado recorde reflete o crescimento do rebanho leiteiro em lactação do perímetro. Em 2024, eram 650 animais. Já em 2025, esse plantel saltou para 1.100 vacas.
